Já fez LIKE no AWAY magazine?

Megaprojeto no Dubai inclui ciclovia indoor climatizada com 93 km

Gabinete de design sediado no Emirado projetou uma estrutura ultramoderna pensada para a mobilidade sustentável do futuro

Fortemente impulsionada pela oferta de soluções eletrificadas, a escolha da bicicleta como meio de transporte urbano nunca teve tanta popularidade. Contudo, há locais, como o Dubai, onde a transição para esse meio de transporte pode trazer desafios adicionais. À boa maneira dos Emirados, a questão já está a ser abordada em modo grandioso.

The Loop é um projeto do gabinete de design especializado no desenvolvimento de cidades sustentáveis URB, que é nada mais nada menos do que uma ciclovia de 93 km totalmente coberta. Para já trata-se apenas de um projeto que ainda não sabemos se algum dia será uma realidade, mas que o conceito projetado para o futuro impressiona, disso não há dúvida.

PUB

PUB

Idealizado para ligar mais de 3 milhões de residentes a serviços e locais chave, através um modo de transporte saudável e em poucos minutos, o The Loop caracteriza-se por ser uma enorme estrutura construída acima do nível do solo, onde é possível circular de bicicleta, andar ou correr, e praticar outros desportos. Tudo num ambiente controlado e seguro.

O projeto da URB, empresa sediada no Dubai, integra ciclovias, caminhos pedestres, recintos desportivos, estações de carregamento de bicicletas partilhadas, áreas de lazer, entre outros serviços.

Projeto The Loop no Dubai (imagens: URB)

Por ter sido projetado para o Dubai, uma região do globo conhecida pelo calor intenso, o The Loop contempla um sistema de climatização que manterá um ambiente confortável no seu interior, durante todo o ano.

A não perder: em Amesterdão as bicicletas passam a ficar guardadas debaixo de água

O projeto tem a ambição de se tornar a infraestrutura para circulação de bicicleta ou corrida mais inteligente do mundo e foi desenvolvido tendo em conta a ambição do Dubai de se tornar uma “20 minute city”, na qual os residentes podem aceder às suas necessidades e destinos diários no espaço de 20 minutos, a pé ou de bicicleta.

PUB