Já fez LIKE no AWAY magazine?

Poluição responsável por cerca de 10% dos casos de cancro na Europa

Agência Europeia do Ambiente alerta que grande parte dos cancros provocados pela poluição poderiam ser evitados

A poluição tem um grande impacto na saúde das pessoas, tendo sido concluído que cerca de 10% dos cancros na Europa estão ligados à poluição nas suas diversas formas. Pela sua origem, na sua grande maioria, estes cancros poderiam ser evitados. A conclusão é partilhada pela Agência Europeia do Ambiente (AEA) que analisou estudos que mostram a ligação entre a doença e o ambiente.

Em comunicado, a organização destaca que a exposição à poluição do ar, ao radónio, à radiação ultravioleta, aos químicos e ao tabagismo passivo chegam a ser responsáveis por mais de 10% dos casos de cancro. Este valor poderia diminuir se fossem criadas políticas rigorosas de luta contra a poluição.

PUB

De acordo com os dados da AEA, a poluição do ar está ligada a cerca de 1% de todos os casos de cancro na Europa e é responsável por cerca de 2% das mortes associadas à doença. Se for apenas analisada a incidência de cancro de pulmão, sobe para 9%.

Pessoas de baixo rendimento mais afetadas pela poluição do ar

As radiações ultravioleta, de origem principalmente solar, mas também artificial, também estão a ter um grande impacto na saúde das pessoas e são responsáveis por cerca de 4% dos casos de cancro na Europa, em particular melanomas, que têm tido um aumento gradual nos últimos tempos.

PUB

A exposição a fumo de cigarros tem sido apontada ao longo dos anos como um problema para a saúde pública. De acordo com a AEA, o tabagismo passivo é responsável por cerca de 16% dos cancros em pessoas que nunca foram fumadoras.

Poluição responsável por 1,8 milhões de mortes prematuras em 2019

Algumas substâncias químicas utilizadas nos locais de trabalho e libertadas no ambiente são também cancerígenos.

Na União Europeia, todos os anos, 2,7 milhões de pessoas são diagnosticadas com cancro e cerca 1,3 milhões morrem vítimas da doença. A Europa, que representa cerca de 10% da população mundial, tem 23% dos novos casos e 20% das mortes.

PUB