Já fez LIKE no AWAY magazine?

Energia solar em excesso obriga a desligar centrais fotovoltaicas

Pico na produção de energia solar e consumos baixos obrigaram a desligar painéis para garantir estabilidade da rede

O que é que se faz quando a produção solar é superior à energia que está a ser consumida? Desligam-se os painéis fotovoltaicos das centrais. Foi isso que a Chéquia se viu obrigada a fazer quando houve um pico na produção de energia a partir do sol.

Os dias solarengos na Chéquia fizeram disparar a produção de energia solar. No entanto, na segunda-feira a seguir à Páscoa, os consumos de eletricidade estavam baixos. Sem opções de armazenamento de energia, apontadas frequentemente como essenciais na era das energias renováveis, decidiu-se desconectar os painéis solares.

PUB

Central fotovoltaica foi desconectada da rede (foto: Raphael Cruz/Unsplash)

A decisão prendeu-se essencialmente com a necessidade de garantir a estabilidade de rede. Grandes quantidades de energia a entrar sem sair podem danificar equipamentos elétricos e, explica a Euronews, em situações extremas podem levar a um apagão.

Este caso indica que o crescimento das energias renováveis, como a solar e a eólica, vai obrigar a um aumento de soluções de armazenamento para garantir que não há perdas de energia e que não há necessidade de se parar a produção.

Descobre quanta energia solar e eólica se consome no mundo

Nos últimos tempos, tem-se visto um maior investimento em soluções de armazenamento, com novos parques de baterias a lítio e novas soluções para se guardar o excesso de energia.

Na Suíça, por exemplo, criou-se uma bateria gigante de água que é composta por duas piscinas, uma mais alta do que outra. O excesso de energia leva a água para a piscina mais alta e quando é preciso gerar eletricidade, a água volta para o reservatório de baixo, passando por uma turbina.

PUB