Já fez LIKE no AWAY magazine?

Amazon antecipa compromisso e em 2025 só usará energia renovável

Acordo entre a Amazon e a Iberdrola prevê compra de energia solar e eólica e fornecimento de serviços cloud

A Amazon está a percorrer o caminho da descarbonização e fez um acordo com a Iberdrola para comprar energia solar e eólica. Esta parceria vai ajudar a que a gigante americana consiga que 100% da sua eletricidade venha de origem renovável já em 2025, cinco anos antes do compromisso inicial.

O acordo de compra de energia abrange projetos na Europa, Estados Unidos e Ásia-Pacífico. Entre os parques que vão gerar energia para as operações da Amazon, estão dois projetos de energia eólica offshore na Alemanha, no mar Báltico, parte do Hub Báltico da Iberdrola.

PUB

Projetos eólicos offshore vão dar energia à Amazon (foto: Iberdrola)

O Baltic Eagle e o Windanker vão gerar 1,1 terawatt-hora (TWh) de energia limpa, por ano, para a empresa de tecnologia, o equivalente às necessidades de eletricidade de mais de 314 mil residências europeias.

Os dois parques ainda estão em fase de desenvolvimento, sendo que o Baltic Eagle deverá ficar pronto em 2024 e o Windanker em 2026.

Sede da Amazon em Seattle (foto: Divulgação)

O acordo entre as duas empresas vai além do fornecimento de energia limpa. O Amazon Web Services (AWS) vai tornar-se no principal fornecedor de cloud da Iberdrola. Desta forma, a empresa do setor energético espera impulsionar os seus planos de transformação digital.

A Amazon tem estado focada em diminuir a sua pegada ecológica, tendo liderado o ranking de compra de energia renovável nos Estados Unidos até setembro passado. Além disso, tem apoiado projetos de sustentabilidade, como o North Sea Farm 1 que vai criar florestas de algas em parques de energia eólica para combater a poluição atmosférica.

PUB