Começou por ser anunciado, no início deste ano, como tendo uma autonomia superior a 1000 quilómetros. Em abril, bateu um recorde ao percorrer 1008 quilómetros numa viagem real. E agora atinge a marca dos 1202 quilómetros, novamente com apenas uma carga de bateria. O protótipo Mercedes-Benz Vision EQXX parece insistir em bater os seus próprios recordes de eficiência.
A segunda grande viagem de teste efetuada pelo concept da Mercedes-Benz, movido por uma unidade elétrica de 180 kW e alimentado por uma bateria com menos de 100 kWh de capacidade (a marca continua a não divulgar o valor exato) e por um painel solar no tejadilho, começou em Estugarda, Alemanha, e terminou em Silverstone, Inglaterra.
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Já desafiante pela distância que separa os pontos de partida e chegada, o percurso colocou alguns desafios adicionais ao Vision EQXX, logo desde a partida, já que o encerramento de uma autoestrada perto de Estugarda obrigou a que parte do trajeto tivesse de ser cumprido por estrada nacional.
O modelo elétrico atravessou depois a fronteira com França junto a Estrasburgo e seguiu viagem em autoestrada através do norte do país até Calais, onde entrou no eurotúnel.
Já no Reino Unido, tomou a M25 próximo de Londres e posteriormente parou na sede da equipa Mercedes-AMG Petronas Formula One Team, em Brackley, para fazer uma visita aos especialistas de Fórmula 1 e de Fórmula E que ajudaram a desenvolver a sua inovadora cadeia cinemática e a bateria compacta e leve.
A última etapa de 13 quilómetros conduziu o Vision EQXX até Silverstone, onde o aguardava o piloto de Fórmula E, Nyck de Vries.
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No famoso circuito, o neerlandês de 27 anos levou o concept até à sua velocidade máxima limitada a 140 km/h sempre que pôde e viu a bandeira de xadrez após 11 voltas, para depois entrar no corredor das boxes, quando o veículo registava 1202 quilómetros percorridos.
Ao longo da viagem, que teve um total de 14 horas e 30 minutos de condução divida por dois dias, o Vision EQXX aproveitou o seu sistema de gestão térmica para atingir um consumo médio de energia de 8,3 kWh/100 km, em condições de tráfego intenso e com temperaturas quentes de verão, que chegaram até 30˚ C.
Depois de ainda ter passado pelo Festival de Velocidade de Goodwood, onde percorreu a famosa subida, o inovador automóvel elétrico vai continuar a ser desenvolvido pelos engenheiros da Mercedes-Benz, pelo que são de esperar mais viagens para, quem sabe, continuar a quebrar os seus próprios recordes de autonomia.
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