Já fez LIKE no AWAY magazine?

Triciclo elétrico japonês em madeira facilita mobilidade especial

Chama-se Ily-Ai e é um conceito de triciclo elétrico criado com o objetivo de introduzir uma nova abordagem à mobilidade

Linhas suaves, corpo em madeira e 100% elétrico: é assim o Ily-Ai, um triciclo desenvolvido pelo designer japonês Mikiya Kobayashi. Este conceito, ao contrário de grande parte dos veículos divertidos que apresentamos, não foi idealizado para as deslocações urbanas, mas sim para facilitar a mobilidade de quem, por algum motivo, não pode ou não consegue caminhar.

É uma proposta pensada para aumentar a esfera da mobilidade das pessoas, isto sem ter de abdicar do design.

PUB

Triciclo elétrico foi produzido em madeira (foto: Yosuke Owashi)

Desenvolvido em parceria com a Aisin, um fabricante de partes de automóveis e outros produtos, e com a Karimoku, uma empresa de mobiliário em madeira do Japão, o Ily-Ai destaca-se por ter um corpo com linhas arredondadas e ser produzido em madeira de castanheiro, esta escolhida por ser rija, extremamente leve e resistente à água.

Toyota repensa mobilidade em passeios com novo conceito

PUB

Apesar do aspeto suave, quase de brinquedo de criança, em comunicado, Mikiya Kobayashi refere que este conceito de triciclo elétrico vem equipado com a última tecnologia de mobilidade, tendo um sensor de segurança que trava o Ily-Ai se for identificado algum obstáculo no caminho.

Pode ser usado por qualquer pessoa com mais de 16 anos e adapta-se a espaços exteriores e interiores, sendo possível configurar a velocidade máxima de forma a que esta esteja adaptada à utilização pretendida.

Ainda assim, o veículo foi idealizado para ser usado em grandes espaços públicos, como centros comerciais ou museus, por pessoas com dificuldade em se mover. Por isso, o Ily-Ai está programada para não ultrapassar a velocidade de 4 km/h.

O triciclo elétrico Ily-Ai não passa de um conceito, mas há vontade de o comercializar no futuro. Resta aguardar para saber se vai tornar-se um aliado da mobilidade diária de quem não consegue andar a pé.

PUB