Mobilidade

Toyota repensa mobilidade em passeios com novo conceito

A nova proposta elétrica atinge os 10 km/h e foi desenhada para facilitar as deslocações em zonas pedonais. Está já disponível no Japão
Toyota C+Walk T
Toyota C+Walk T
PUB

A Toyota lançou, este mês, no Japão, uma nova proposta de mobilidade elétrica de três rodas, para ser utilizada em zonas pedonais, no dia a dia. O C+ Walk T pode ser apenas usado por uma pessoa de cada vez e é conduzido em pé.

Este novo conceito da Toyota foi desenhado para aumentar a esfera de mobilidade dos seus utilizadores. É recomendado para deslocações dentro de grandes edifícios, para tours turísticas de curta duração ou até para quem pretende deslocar-se lado a lado com pessoas a caminhar. Segundo a marca japonesa, este novo conceito é um grande aliado de todos os que têm dificuldade em percorrer longas distâncias a pé.

PUB

O C+Walk T tem uma bateria com autonomia para 14 km e que carrega em duas horas e meia. Atinge uma velocidade máxima de 10 km/h, mas é para ser usado a velocidade de passo, ou seja, entre 4 km/h e 6 km/h. Ocupa uma área reduzida, o equivalente à de uma pessoa em pé.

PUB

A plataforma onde o utilizador fica tem apenas 15 cm para que seja fácil subir e descer do C+Walk T. O facto de ter três rodas, uma à frente e outra atrás, permite que se vire sem sair do sítio e utilizando o mínimo de espaço possível - a manobra é feita num raio de 50 cm

PUB

Esta proposta de mobilidade da marca japonesa tem uma utilização intuitiva, com os comandos todos no volante. Para além disso, dispõe de um sistema que permite identificar obstáculos na via, de forma a evitar colisões, tanto com objetos, como com pessoas que possam estar à sua frente.

No lançamento, a Toyota deixou o aviso de que, de momento, no Japão, não há ainda leis que permitissem que o C+Walk T pudesse ser usado em estradas públicas ou passeios, pedindo para que os utilizadores entrassem em contacto com a marca caso tivessem alguma dúvida.

No futuro, a Toyota pretende aumentar a série C+Walk

A Toyota já se encontra a desenvolver novos produtos para a série C+Walk, entre eles uma opção sentada e outra que se conecta com cadeiras de rodas.

Continuar a ler
Home
Fantástico
Vídeo: Back to the future com Porsche Taycan e DeLorean
Mobilidade
Vídeo: Famel regressa com mota elétrica
Sustentabilidade
Google Maps irá indicar rotas amigas do ambiente para evitar emissões de CO2