Já fez LIKE no AWAY magazine?

Quais as cidades com o pior trânsito do mundo? TomTom fez as contas

Há uma cidade europeia onde em hora de ponta anda-se a 14 km/h e demora-se entre 40 e 45 minutos a percorrer 10 km

Com toda a certeza, já te viste preso numa fila interminável de automóveis, naquele famoso para arranca que deixa os nervos à flor da pele. O novo index da TomTom analisou o trânsito e o custo de andar de carro em várias áreas urbanas no último ano. Londres leva a medalha por ser a cidade mais lenta do mundo. Portugal também é mencionado.

Se já estiveste em Londres, sabes do que se trata. O trânsito denso faz com que os veículos quase nem saiam do sítio. De acordo com a TomTom, em hora de ponta, a velocidade média dos veículos motorizados no centro de Londres é de 14 km/h. Isto faz com que uma viagem de 10 km possa demorar entre 40 e 45 minutos.

PUB

Trânsito em Londres (foto: Francesco Zivoli/Unsplash)

O problema é que mesmo em horas em que o trânsito é fluído, a velocidade máxima a que se anda no centro de Londres é baixa, de apenas 25 km/h, o mesmo que é permitido a uma trotinete ou bicicleta elétrica.

Com estes números, as pessoas estão a perder cerca de 139 horas no trânsito em hora de ponta.

O custo de andar de carro é também substancialmente elevado em Londres. Em 2022, quem se deslocou nas horas de ponta em veículos a gasolina, gastou uma média anual de 895 euros. Quem conduz um carro a diesel teve uma fatura ligeiramente mais baixa, de 827 euros.

O trânsito noutras zonas do mundo

PUB

Segundo o index de trânsito da TomTom, a velocidade média em hora de ponta noutras cidades do mundo é de 17 km/h e percorrem-se 10 km em menos de 30 minutos.

Em cidades como Paris (França), Dublin (Irlanda), Roma (Itália), Manila (Filipinas) ou Bucareste (Roménia), uma viagem de 10 km demora mais de 25 minutos.

Carros no centro de Bucareste, na Roménia (foto: Unsplash)

A velocidade é sempre inferior em áreas urbanas, alerta a TomTom, explicando que tal deve-se a movimentos mais densos de veículos, estradas mais pequenas, limites de velocidade e regulações relativas às emissões que acabam por dificultar a circulação.

Vê as nossas dicas para se o teu carro avariar na via pública

PUB

E quais são as cidades em que o trânsito flui melhor? Parece que o prémio vai para as cidades americanas mais recentes, como Detroit, Cleveland, Salt Lake City ou San Diego ou em menos de 10 minutos se percorrem 10 km.

O trânsito nas cidades portuguesas

No index de trânsito da TomTom surgem cinco cidades portuguesas, Lisboa, Funchal, Porto, Braga e Coimbra. E a primeira conclusão é que se calhar dava-te jeito um carro voador.

A capital portuguesa é, das cinco, onde se demora mais tempo a percorrer 10 km, com uma média de 16 minutos e 40 segundos. A velocidade em hora de ponta é também a mais lenta das cidades nacionais analisadas, sendo de 29 km/h.

Trânsito na Ponte 25 de Abril, em Lisboa (foto: Portuguese Gravity/Unsplash)

Funchal surge pouco depois na lista e tem um tempo médio semelhante ao de Lisboa, com 16 minutos e 10 segundos para se fazerem 10 km. No Porto, demora-se 15 minutos.

Braga e Coimbra é onde o trânsito parece ser menos caótico, já que a velocidade média em hora de ponta é de 44 km/h e 51 km/h respetivamente. Em 11 minutos e 50 segundos fazem-se 10 km de carro em Braga e em Coimbra bastam 10 minutos e 30 segundos.

PUB