Já fez LIKE no AWAY magazine?

Ilha de Astypalea aposta na sustentabilidade com mobilidade elétrica

Grupo Volkswagen está a desenvolver um projeto para fomentar o desenvolvimento sustentável do pequeno território grego

Um laboratório para a mobilidade do futuro. É este o papel que está a assumir a ilha grega de Astypalea através do projeto "Smart & Sustainable Island", levado a cabo em conjunto pelo construtor automóvel Volkswagen e o Governo da Grécia.

O objetivo definido para a ilha de Astypalea é substituir, de forma gradual, os veículos de combustão interna que ali circulam por novos modelos elétricos. Uma medida que agora ganhou um novo impulso, com a entrega das primeiras unidades do grupo alemão alimentadas a bateria a clientes particulares residentes naquele território.

PUB

Depois da adoção de veículos elétricos por parte das autoridades de Astypalea no decorrer de 2021, é chegada a vez de também os habitantes da ilha grega beneficiarem de novas formas de mobilidade, mais económicas e amigas do ambiente, com a entrega de modelos ID.3, ID.4 e e-up, bem como da scooter elétrica Seat MÓ 125.

Thanos Papagiannis é o primeiro cliente de um ID.3 em Astypalea e um firme defensor da mobilidade elétrica como a solução certa para a ilha grega. “As distâncias aqui são curtas, o consumo de energia é baixo, e a rede de carregamento está agora muito bem desenvolvida. Espero que Astypalea inspire outras regiões a aumentar os seus esforços para a proteção do clima, com a adoção de soluções de e-mobilidade", comentou.

PUB

Thanos Papagiannis

Para além da eletrificação da frota automóvel, o projeto encabeçado pelo Grupo Volkswagen para a ilha de Astypalea contempla outras ações no sentido de fomentar o desenvolvimento sustentável daquele território, tal como a iniciativa para a retirada de veículos em estado de sucata.

A campanha de reciclagem pretende eliminar o impacto ambiental associado aos muitos carros, motos e camiões abandonados em Astypalea, encaminhando-os por via marítima para a capital Atenas, onde serão processados e reciclados.

No próximo verão, a Volkswagen lançará serviços de mobilidade inovadores, totalmente elétricos, em conjunto com empresas locais. A partilha de viagens e de veículos irá contribuir para reduzir o número total de veículos na ilha.

PUB