Cidades

Há uma ilha na Grécia onde a mobilidade elétrica sustentável chega à polícia com o ID.4

Astypaleas, na Grécia, é parte de um projeto da Volkswagen para tornar a mobilidade mais sustentável em pequenas regiões
Texto

O projeto conjunto entre a Volkswagen e a Grécia para a transformação de Astypaleas, no Mar Egeu, numa ilha totalmente elétrica com uma mobilidade sustentável arrancou no terreno há poucos meses, tendo sido assinalado com a entrega dos primeiros veículos elétricos da VW.

A assinalar o arranque oficial desta transformação ambiental, o CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess, e o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, marcaram presença em Chora, a maior cidade da ilha, para entregar os primeiros veículos elétricos, como foi o caso do novo SUV ID.4 à Polícia.

Este ID.4 é o primeiro carro elétrico da Polícia na Grécia e chegou acompanhado de modelos destinados também à Guarda Costeira, às autoridades da aviação civil e administrativas de Astypaleas, dentro de uma frota que estreia os veículos elétricos na ilha ainda com duas eScooters Seat Mó.

Depois da chegada de mais veículos zero emissões seguir-se-ão as vendas a particulares e a empresas, assim como os serviços de mobilidade partilhada, num processo de eletrificação de Astypalaeas que já esta em marcha como se pode ver no Aeroporto com os postos de carregamento ou os lugares de estacionamento exclusivos para veículos elétricos.

Astypaleas exibe o slogan da «Ilha Inteligente e Sustentável» em que se transformará nos próximos anos, mas também do ponto de expansão para a mobilidade sustentável e para o recurso à energia verde, como destacou Diess.

“Astypalea será um laboratório para a descarbonização na Europa. Iremos investigar em tempo real o que motiva a população a mudar para a e-mobilidade e que incentivos são necessários à transição para um estilo de vida sustentável.”

Esta transformação em ilha elétrica implica também uma reconversão energética no que respeita à geração da eletricidade. Segundo enfatizou o primeiro-ministro grego, a energia elétrica consumida em Astypaleas que atualmente é maioritariamente fornecida por geradores Diesel passará a ser predominantemente obtida pela fonte solar.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares PSP. Todas as localizações para o mês de outubro
Preço dos combustíveis vai subir para a próxima semana. A nossa previsão aqui
Eletricidade e gás ficam mais caros dia 1 de outubro