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Estás disposto a pagar mais por veículos mais sustentáveis?

Estudo internacional revela o quanto os consumidores estão dispostos a investir em sustentabilidade

Tornar a indústria automóvel mais sustentável é uma missão para a qual estão disponíveis 80% dos consumidores europeus, escutados no âmbito de um estudo levado a cabo pela Petronas Lubricants International (PLI). Contudo, maioria não está disposta a pagar mais por produtos mais amigos do ambiente.

A investigação da multinacional do setor dos lubrificantes em seis países europeus, que envolveu 7000 consumidores, revelou as lacunas existentes ao nível do conhecimento destes sobre como tornar os seus veículos mais sustentáveis e quais as ações podem praticar nesse sentido.

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Embora 46% dos inquiridos da Geração Z (nascidos entre 1997 e 2010) estão disposto a pagar entre 11 a 20% mais por produtos mais ‘verdes’, para a maioria (62%) dos inquiridos com idade superior a 55 anos os preços destes produtos não deveriam ser superiores.

Estudo envolveu 7000 condutores (foto: N. Dulhiier/ Unsplash)

Tal facto, refere a PLIem comunicado, reflete os rendimentos e as pressões das diferentes fases da vida, assim como as disparidades geracionais no que toca a uma visão mais ampla sobre a sustentabilidade.

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Quanto aos fatores que podem afetar a pegada de carbono de um veículo, o estudo revelou que os consumidores estão, de uma forma geral, bem informados. Utilizar o combustível certo (77%); idade do veículo (75%); hábitos de condução (73%); manutenção do veículo (72%); e lubrificante escolhido (71%), foram os mais mencionados.

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O estudo da PLI revela, contudo, que há o risco de que alguns destes fatores serem negligenciados para economizar dinheiro a curto prazo, para além de que, em média, 12% dos europeus não sabe o que poderia ser feito para reduzir a pegada de carbono do seu veículo.

Para empresa do setor dos lubrificantes, tal facto poderá ser uma oportunidade para os líderes do setor automóvel definirem um “roteiro” claro para que os condutores façam escolhas mais informadas.

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