Já fez LIKE no AWAY magazine?

O maior fabricante de chips do mundo deverá abrir nova fábrica na Alemanha

O fabricante taiwanês TSMC está em conversações com governo de Berlim para instalação de nova unidade que iria ajudar UE na produção de chips

Poderá a Alemanha ser o país de destino da futura fábrica na Europa da Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC), o maior fabricante de chips do mundo? Tudo indica que sim, depois de Lora Ho, vice-presidente de vendas para a Europa e Ásia da TSMC, ter confirmado que a empresa sediada em Taiwan iniciou conversações com o governo alemão para a instalação de uma unidade de produção naquele país.

PUB

Lora Ho adiantou à comunicação social que a decisão final sobre a localização da sua nova fábrica de chips em solo europeu estará, no entanto, dependente de incentivos governamentais, do nível de procura por parte dos clientes e do recrutamento dos talentos necessários.

A executiva confirmou que a empresa ainda não discutiu quaisquer tipos de incentivos com o governo de Berlim, nem tão pouco tomou qualquer decisão sobre a localização da nova fábrica.

Taiwan poderá ser a solução para crise de chips na Europa

Numa altura em que a União Europeia procura aumentar a produção interna de chips para mitigar futuras ruturas na cadeia de abastecimento, a expetativa sobre a instalação de uma fábrica na Europa por parte de um fabricante com o peso da TSMC é grande.

PUB

O organismo europeu está inclusivamente a preparar um documento que irá apresentar no primeiro semestre do próximo ano, a Lei Europeia de Chips, cujo objetivo é impulsionar a produção dos chamados semicondutores. O objetivo da UE passa por assegurar o fabrico de 20 por cento da produção de chips a nível global até 2030.

Quanto à TSMC, esta tem vindo a descentralizar a sua produção de chips para o exterior de Taiwan, por forma a melhor corresponder à procura de vários países. A empresa taiwanesa está a construir uma fábrica no estado americano do Arizona, num investimento de 10,6 mil milhões de euros e em breve iniciará a construção de uma unidade no Japão, para a qual alocou 6,2 mil milhões de euros.

(Fotos: TSMC)

PUB