Já fez LIKE no AWAY magazine?

Será que a Tesla anda a espiar-te através das câmaras dos carros?

Imagens recolhidas pelos veículos Tesla circulavam entre funcionários e muitas foram transformadas em memes

Sabias que os carros da Tesla filmam o ambiente em volta e, se permitires, essas imagens são partilhadas com a companhia para melhorar o sistema de autopiloto da marca? O problema é que parece que as imagens recolhidas acabaram a ser divulgadas. Elon Musk e a Tesla podem estar em maus lençóis.

De acordo com a Reuters, que entrevistou vários antigos funcionários da marca de automóveis elétricos, entre 2019 e 2022, vídeos e imagens capturadas pelas câmaras dos veículos elétricos da Tesla foram sendo partilhadas internamente no sistema de mensagens da empresa, muitas acabando por ser transformadas em memes.

PUB

Câmaras nos Tesla recolhem imagens (foto: Kehn Hermano/Pexels)

Apesar de não ter divulgado nenhum deste conteúdo, a Reuters salienta que algumas das imagens tinham clientes Tesla em situações embaraçosas, como a aproximarem-se, sem roupa, dos veículos, e até imagens de atropelamentos e acidentes em que os carros tinham estado envolvidos. Também surgiam imagens de cães e de crianças.

Algumas das gravações e capturas pareciam ter sido feitas enquanto os veículos estavam estacionados e desligados, algo que era possível mediante a autorização do dono, mas que a Tesla deixou de fazer há vários anos.

No seu Aviso de Privacidade do Cliente, a Tesla salienta que se o cliente aceitar a partilha de dados, estes vão ser analisados pela empresa. É também referido que estes dados podem ser pequenos vídeos ou imagens e que a partilha é anónima. No entanto, todos os conteúdos têm associada uma localização.

PUB

Carros Tesla recolhiam imagens mesmo estacionados (foto: Jeff Chiu/AP)

Todas estas imagens foram recolhidas para desenvolver o sistema de autopiloto da Tesla. Desde 2016 que a empresa emprega várias pessoas encarregues de rotular as imagens para ajudar os veículos a identificar peões, sinais de estrada portas de garagem, entre outros.

A Tesla tem estado a automatizar o processo, mas tem sido sempre necessária a intervenção humana. Os funcionários tinham acesso às gravações recolhidas pelos veículos Tesla já na estrada, passando depois a etiquetá-las. Algumas acabavam a ser partilhadas. 

Recolha de imagens já está a causar problemas legais para a Tesla

Depois de a Reuters ter avançado com a notícia, o dono de um veículo elétrico Tesla, na Califórnia, nos Estados Unidos, entrou com um processo judicial a acusar a empresa de violar a privacidade dos seus clientes. Esta ação pode vir a tornar-se coletiva e incluir outros indivíduos que possuam ou tenham alugado um veículo da marca americana de Elon Musk.

PUB

Sabias que a Tesla é a marca mais valioso do mundo? Descobre porquê

Em fevereiro deste ano, a Autoridade de Proteção de Dados neerlandesa (DPA) divulgou que tinha terminado uma investigação em relação a uma possível violação devido ao “Sentry Mode” dos Tesla que gravam imagem quando há atividade suspeita quando o veículo está estacionado.

No final, a DPA acabou por não multar a Tesla depois desta ter feito algumas alterações no sistema para que as pessoas sejam alertadas que estão a ser filmadas.

PUB