Já fez LIKE no AWAY magazine?

Toyota revela o novo Prius, híbrido plug-in que chega na primavera de 2023

Modelo do construtor japonês entra na quinta geração. Na Europa estará disponível apenas com sistema híbrido plug-in

Já vai longe o ano de 1997, marcado na indústria automóvel pelo aparecimento de um carro que revolucionava e punha em causa os sistemas de propulsão existentes. O Toyota Prius adotava uma solução híbrida e depressa se popularizou, até entre celebridades de Hollywood. Hoje entra na quinta geração.

A Toyota acaba de revelar as imagens do seu novo Prius, modelo que ao contrário da versão original não adota uma solução motriz 100 por cento híbrida. Na Europa estará apenas disponível como híbrido plug-in, o que significa que continua a integrar um motor a combustão (gasolina) e um motor elétrico, mas este precisa agora de ser carregado exteriormente.

PUB

O sistema hibrido plug-in a montar no novo Prius é totalmente novo. Integra um motor a gasolina de dois litros com 111 kW (148 cv) de potência e uma unidade elétrica com 120 kW (160 cv), o que lhe permite obter uma potência combinada de 164 kW (223 cv).

Novo Toyota Prius

Para alimentar o sistema elétrico a Toyota aplica no novo Prius uma bateria de iões de lítio com células de maior densidade energética, que a tornam mais compacta e, assim, permitem a sua colocação sob o assento traseiro.

Um opcional muito interessante de aplicar no Prius de quinta geração é o conjunto de painéis solares no tejadilho, os quais possibilitam que ainda mais energia elétrica seja produzida e, dessa forma, se aumente a eficiência de todo o conjunto motriz.

PUB

Quanto à carroçaria de cinco portas de estilo coupé, foi revista tendo em conta a melhoria da aerodinâmica e a consequente eficiência no consumo de combustível, da estabilidade e da dinâmica. O quinto Prius é mais baixo e mais curto do que o seu antecessor. Já a largura cresceu ligeiramente.

Conhece o que pensa o CEO da Toyota sobre a venda de apenas carros elétricos

No interior, o novo Prius oferece ao condutor um painel de instrumentos “flutuante” digital de sete polegadas, ao passo que o sistema de navegação e de infoentretenimento contempla um outro ecrã de maiores dimensões.

A nova geração do Prius estará disponível na Europa na primavera de 2023.

PUB