Já fez LIKE no AWAY magazine?

Lexus revela imagens do seu primeiro veículo totalmente elétrico

Marca nipónica deu a conhecer os primeiros detalhes do seu novo carro elétrico, o RZ 450e, que partilha plataforma e-TNGA com Toyota bZ4X

Depois de uma mega apresentação da Toyota e da Lexus (a que a AWAY assistiu de forma virtual) na qual foram reveladas diversas novidades que vão chegar ao mercado em breve, a marca mais luxuosa do grupo aproveitou o balanço e já divulgou as primeiras imagens oficiais do seu novo RZ 450e. Trata-se do primeiro modelo da marca a ser desenvolvido de raiz como um automóvel totalmente elétrico.

PUB

O novo Lexus RZ 450e partilha a plataforma e-TNGA com o Toyota bZ4X. Face aos outros modelos da Lexus, a maior diferença estética deste modelo é que não tem a característica grelha dianteira. No seu lugar, está agora uma zona totalmente fechada e pintada na cor da carroçaria, com uma pequena grelha inferior destinada a refrigeração.

Elétrico bZ4X é a primeira proposta da linha de veículos eletrificados da Toyota

Uma das coisas que mais nos chamou a atenção foi mesmo a nova designação Direct 4. Trata-se do novo sistema de quatro rodas motrizes que tem a capacidade de ir ler as condições do piso em tempo real, assim como as solicitações do acelerador e do volante, passando potência para as rodas em função de tudo isto, tanto para o eixo dianteiro como para o eixo posterior, ou mesmo para ambos.

PUB

Outra das novidades deste modelo é o sistema de direção totalmente eletrónico e sem ligação mecânica entre o volante e as rodas. A marca afirma que a precisão é bastante elevada e que esta solução ajuda a maximizar o potencial do novo sistema Direct 4.

No meio das (poucas) informações que temos disponíveis, podemos apenas tentar adivinhar que este novo Lexus RZ 450e também irá partilhar a motorização com o seu irmão gémeo da Toyota, o bZ4X. E, nesse caso, trata-se do sistema de dois motores elétricos alimentados por um conjunto de baterias de 71,4 kWh que é capaz de oferecer uma potência de 215 cavalos e um binário de 336 Nm, deixando a autonomia máxima a rondar os 450 quilómetros.

PUB