Já fez LIKE no AWAY magazine?

Sanitas de madeira amigas do ambiente. Pronto para experimentar?

Produto inovador com 80% de madeira sólida dá forma a louça de casa de banho com menor pegada carbónica

Para se criar produtos inovadores, é preciso pensar fora da caixa e aceitar que vai haver quem ache a ideia louca. Petro Lahtinen começou por imaginar como seria fazer azulejos em madeira. Desta ideia nasceu um novo material, feito de madeira, à prova de água e com menor pegada ecológica. A sanita chegou depois.

O material tem o nome da empresa, Woodio, e é o resultado do trabalho de uma equipa interdisciplinar, composta por químicos, designers industriais, engenheiros de materiais, entre outros.

PUB

Sanita em madeira é a última criação (foto: Woodio)

É produzido usando lascas de madeira e resinas que, juntos, criam um composto à prova de água e bastante resistente. No final, 80% do produto é madeira.

Prédio de 14 andares quase sem cimento? Descobre que material foi usado

Surgiu como uma alternativa mais amiga do ambiente do que a cerâmica, já que este material normalmente usado na louça sanitária acaba por ser responsável por muitas emissões por precisar de ser cozido a mais de 1000 graus durante várias horas.

PUB

Empresa criou também banheira em madeira (foto: Woodio)

De acordo com a empresa, por não precisar de ir ao forno, os produtos de casa de banho feitos de Woodio emitem menos 55kg de dióxido de carbono por unidade comparativamente aos de cerâmica. Também por serem mais leves, garantem uma redução das emissões na logística.

No final de vida, podem ser queimados para gerar energia.

lavatório de madeira, banheira de madeira e até uma sanita de madeira

Todos os produtos da Woodio mantêm as linhas escandinavas – a empresa é finlandesa – e são produzidos na Finlândia.

Recentemente, a empresa lançou a primeira sanita feita de madeira. A Block toilet é o produto mais complexo da empresa e demorou três anos a ficar pronta. Foi criada em parceira com o estúdio finlandês Pentagon Design.

Com este novo produto, a Woodio passa a ter um portefólio completo, que inclui uma banheira e vários lavatórios. É assim possível montar toda uma casas de banho com loiça feita de madeira.

PUB