Já fez LIKE no AWAY magazine?

Governo reduz apoio no ISP dos combustíveis em maio

Governo anunciou que redução na carga fiscal vai ser menor em maio já que preço de combustíveis tem vindo a descer

Parece que o preço dos combustíveis poderá não descer a partir de segunda-feira. O Governo anunciou que vai reduzir o desconto no ISP a partir de maio, passando a ser de 30 cêntimos por litro no gasóleo e 31,6 cêntimos por litro no caso da gasolina. Também a taxa de carbono vai ser gradualmente atualizada.

Até ao final de abril, a redução da carga fiscal é de 34 cêntimos por litro no caso da gasolina e de 32,8 cêntimos por litro para o gasóleo. A partir de 1 de maio, o apoio vai ter uma atualização.

PUB

Vê a nossa previsão para o preço dos combustíveis na primeira semana de maio

Em comunicado, o Ministério das Finanças explicou que a decisão se deve ao facto de o preço de referência do gasóleo e da gasolina estar atualmente abaixo do valor que justificou a medida inicial. Além disso, o consumo de combustíveis no primeiro trimestre de 2023 atingiu o recorde da última década.

Desta forma, o Governo vai “proceder ao descongelamento gradual da atualização do adicionamento sobre as emissões de CO2 (taxa de carbono)”, pode ler-se no comunicado, citado pela Lusa. O peso dos impostos sobre os combustíveis em Portugal será alinhado gradualmente com a média da zona euro.

No quadro das medidas de apoio ao setor agrícola, vai manter-se a redução de 6 cêntimos por litro na tributação do gasóleo agrícola.

PUB