Já fez LIKE no AWAY magazine?

Google disponibiliza alerta de inundações em Portugal

Flood Hub da Google usa inteligência artificial para prever inundações em 80 países do mundo

Com as alterações climáticas, desastres naturais como inundações começam a ser fenómenos cada vez mais comuns. De forma a tentar diminuir o impacto, a Google desenvolveu a plataforma Flood Hub que faz a previsão de inundações. Este mês, passou a estar disponível em 60 novos países, entre eles Portugal.

A ferramenta utiliza Inteligência Artificial (IA) que através de diversas fontes de dados disponíveis publicamente, como dados meteorológicos e imagens de satélite, prevê se pode haver inundações, dando alertas. A Google está a trabalhar para expandir os alertas de previsão de inundações para a Pesquisa e para o Maps.

PUB

A tecnologia do Flood Hub utiliza dois modelos, o hidrológico, que prevê a quantidade de água que corre num rio, e o de inundações, que prevê quais as áreas que serão afetadas e qual o nível de água.

Inundações em Lisboa em 2022 (foto: João Relvas/Lusa)

A previsão de inundações da Google começou na Índia, em 2018, tendo sido depois ampliada para o Bangladesh. Graças aos avanços nos modelos globais de previsão de IA, foi possível expandir para 18 países em 2022 e agora para mais 60, estando assim a plataforma disponível em 80 países do mundo.

Além disso, para apoiar comunidades vulneráveis a inundações que possam não ter acesso a internet, a Google.org colabora com organizações como a Federação das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e a equipa de Economia de Inclusão da Universidade de Yale para criar redes de alerta com voluntário da comunidade. Assim, os avisos do Flood Hub chegam a mais pessoas.

A Google tem desenvolvido várias ferramentas para ajudar a navegar as alterações climáticas, tendo recentemente passado a fornecer informações sobre ondas de calor e a disponibilizar vídeos que mostram o impacto das alterações climáticas no mundo

PUB