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Autocarros a hidrogénio e novas zonas pedonais para Coimbra

Coimbra está a analisar a hipótese de incluir autocarros a hidrogénio na sua frota de transportes urbanos

Coimbra quer que a sua rede de transportes públicos tenha a menor pegada ambiental possível. Para tal, a cidade está a apostar no caminho da eletrificação e está a fazer o planeamento para vir a incluir autocarros a hidrogénio na frota dos Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

A notícia foi avançada, durante um encontro transfronteiriço sobre descarbonização, pelo presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, que salientou que a SMTUC pretende “evoluir, no futuro, para outros combustíveis não fósseis, como o hidrogénio”, cita a Lusa.

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SMTUC poderá ter autocarros a hidrogénio (foto: Paul Burroughs/Flickr)

O presidente da Câmara de Coimbra destacou todo o trabalho que tem sido feito para alcançar a descarbonização, realçando que, no âmbito dos transportes, a cidade terá uma rede nova.

Lisboa poderá ter autocarros a hidrogénio

Além da aposta em combustíveis alternativos, está a ser criado o BRT (bus rapid transit), mais conhecido como metrobus, um serviço de autocarros elétricos em via dedicada e que terá uma rede urbana que vai operar nos municípios de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã.

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Zona pedonal em Coimbra (foto: Migsar Navarro/Unsplash)

Vai também ser contruída uma futura estação central em Coimbra, um ponto essencial para redefinir a mobilidade na cidade, notou José Manuel Silva.

Com o objetivo de reduzir o número de automóveis na cidade, vão ser implementadas várias medidas, como tornar pedonais algumas vias da cidade e intensificar a luta contra o estacionamento ilegal. Será também incentivado o uso de transportes públicos e modos de mobilidade suave.

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