O operador logístico DB Schenker está agora a usar um trailer com semirreboque movido a hidrogénio, sendo assim o primeiro fornecedor no setor na Alemanha a operar um veículo elétrico de 40 toneladas movido a fuel cell.
Fabricado pela Hyzon, o camião com semirreboque a hidrogénio está a fazer o serviço diário entre Colónia, na Alemanha, e Eupen, na Bélgica. Em comunicado, a DB Schenker explica que a cidade alemã foi a escolhida para receber o veículo já que tem infraestruturas de reabastecimento desenvolvidas.
PUB
O camião tem autonomia de cerca de 400 quilómetros, tendo a grande vantagem de poder ser reabastecido em apenas 15 minutos. A sua capacidade de carga é superior ao de um camião movido apenas a eletricidade.
Para utilizar o veículo a hidrogénio da Hyzon, a DB Schenker fez um leasing com a Hylane, uma empresa alemã de leasing especializada em veículos comerciais neutros em dióxido de carbono (CO2).
Lê aqui: 150 camiões elétricos Volta Zero entram ao serviço da DB Schenker
As duas empresas têm trabalhado juntas nos últimos dois anos e, além do serviço de aluguer, estão a desenvolver outros projetos como a recolha de dados e funcionamento do serviço regular da DB Schenker entre Colónia e Eupen para que a Hylane possa melhorar os seus modelos de leasing.
PUB