Já fez LIKE no AWAY magazine?

DB Schenker estreia primeiro camião a hidrogénio de 40 toneladas

Um dos serviços diários da DB Schenker está a ser agora feito com um trailer com semi-reboque a hidrogénio

O operador logístico DB Schenker está agora a usar um trailer com semirreboque movido a hidrogénio, sendo assim o primeiro fornecedor no setor na Alemanha a operar um veículo elétrico de 40 toneladas movido a fuel cell.

Fabricado pela Hyzon, o camião com semirreboque a hidrogénio está a fazer o serviço diário entre Colónia, na Alemanha, e Eupen, na Bélgica. Em comunicado, a DB Schenker explica que a cidade alemã foi a escolhida para receber o veículo já que tem infraestruturas de reabastecimento desenvolvidas.

PUB

Trailer com semirreboque é movido a hidrogénio (foto: Hylane)

O camião tem autonomia de cerca de 400 quilómetros, tendo a grande vantagem de poder ser reabastecido em apenas 15 minutos. A sua capacidade de carga é superior ao de um camião movido apenas a eletricidade.

Para utilizar o veículo a hidrogénio da Hyzon, a DB Schenker fez um leasing com a Hylane, uma empresa alemã de leasing especializada em veículos comerciais neutros em dióxido de carbono (CO2).

Lê aqui: 150 camiões elétricos Volta Zero entram ao serviço da DB Schenker

As duas empresas têm trabalhado juntas nos últimos dois anos e, além do serviço de aluguer, estão a desenvolver outros projetos como a recolha de dados e funcionamento do serviço regular da DB Schenker entre Colónia e Eupen para que a Hylane possa melhorar os seus modelos de leasing.

PUB