Já fez LIKE no AWAY magazine?

Foi avistado um Iceberg na Antártida 15 vezes maior que Lisboa

Este comportamento já tinha ocorrido há uns anos atrás, algo natural do processo, nada está relacionado com alterações climáticas

Há um novo iceberg na Antártida com mais de 1550 km2, igual ao tamanho de Londres ou mais de 15 vezes o tamanho de Lisboa. Este fenómeno aconteceu no passado domingo, 22 de janeiro, quando um bloco de gelo se separou do continente, detalhou a British Antarctic Survey (BAS), um organismo de investigação sobre as zonas polares.

Os cientistas há 10 anos que já tinham verificado a existência de uma fissura e desde lá tiveram a observá-la no terreno, durante o verão antártico, ou seja, entre novembro e março. Ao final de uma década em que a fissura foi aumentando, partiu.

PUB

Novo iceberg na Antártida (foto: D. Oyen/Unsplash)

Em dois anos esta foi a segunda maior separação da Barreira de Brunt, sobre a qual está instalada a estação de investigação britânica Halley VI.

Em 2016, o BAS deslocou a sua estação em 23 quilómetros, com receio de acabar por ficar num iceberg à deriva. A estação de investigação Halley VI esteve desocupada nos últimos seis invernos devido à complexa e imprevisível situação glaciológica.

Pequeno iceberg na Antártida (foto: A. Hafemann/Unsplash)

PUB

As mudanças na Barreira de Brunt são um processo natural, nada está relacionado com as alterações climáticas, mas isso não quer dizer que o continente não sofra com o impacto do aquecimento global. Em 2022 a Antártida registou temperaturas inéditas, tal como em todo o planeta.

O maior buraco na camada de ozono está na Antártida, mas boas notícias dizem que pode desaparecer

Segundo um relatório anual recente do Copernicus, o programa europeu sobre as alterações climáticas, a extensão do gelo em fevereiro de 2022 atingiu o mínimo em 44 anos.

PUB