Já fez LIKE no AWAY magazine?

Comunidade de energia ligada a rede própria usa painéis solar e baterias

Projeto na Califórnia tem mais de 200 casas ligadas a microrrede para garantir resiliência e eficiência energética

Numa altura em que se procura aumentar a independência energética, a Califórnia tem agora a primeira comunidade 100% elétrica, alimentada a energia solar e ligada a uma microrrede própria. A vantagem? Maior eficiência e resiliência energética e autossuficiência.

Localizada em Oak Shade e Durango, a comunidade energética é composta por 219 casas com painéis fotovoltaicos para produção de energia solar, equipadas com uma bateria para armazenamento energético e ligadas a uma microrrede que é alimentada por uma grande bateria partilhada por todos.

PUB

As habitações foram desenhadas para fazer uma utilização inteligente da energia, sendo que é possível reduzir em até 40% a utilização de eletricidade.

Todas as casas têm painéis fotovoltaicos (Foto: KB Home)

A aposta na mobilidade elétrica está presente nesta comunidade sendo que todas as casas vêm preparadas para receber carregadores elétricos e algumas têm carregamento bidirecional para que os veículos elétricos possam ser usados como fonte de energia em caso de necessidade.

Painéis solares em comunidades de energia apoiam 250 mil pessoas até 2030

PUB

Por trás deste projeto está a empresa de construção KB Home que trabalhou em parceria com o Departamento de Energia dos Estados Unidos, com o Programa Avançado de Energia da Universidade da Califórnia e com as empresas SunPower Corp, Schneider Electric e Kia.

Habitação da comunidade de energia (Foto: KB Home)

De acordo com a KB Home, além de se avaliar o nível de eficiência energética, este projeto quer também perceber como é que as comunidades energéticas podem ajudar a proteger o ambiente e a reduzir a pegada ambiental.

As entidades envolvidas no projeto esperam que este seja um primeiro passo no processo de se construírem comunidades habitacionais mais resilientes energeticamente para que, mesmo em situações extremas, ninguém fique às escuras.

PUB