Energia

Painéis solares em comunidades de energia apoiam 250 mil pessoas até 2030

Programa da Energia Unida visa que entidades do terceiro setor reduzam a fatura energética e possam alocar a poupança à ação social
Texto
Comunidades de energia ajudam instituições
Comunidades de energia ajudam instituições

Comunidades Inclusivas é o nome do programa que acaba de ser lançado pela Energia Unida, empresa do Grupo Greenvolt, com o objetivo de possibilitar a entidades do terceiro setor – organizações sem fins lucrativos que executam serviços e atividades de utilidade pública – a redução da sua fatura de energia através da produção de energia própria, limpa e renovável.

Lançado no início desta semana em Cascais, o programa visa que a poupança na fatura energética obtida pelas entidades reverta a favor das comunidades em que estão inseridas. Desta forma, a Energia Unida acredita conseguir beneficiar 250 mil pessoas até 2030.

Em comunicado, o Grupo Greenvolt salienta que pretende criar comunidades de energia com condições especiais, por forma a assegurar que as entidades possam gastar menos na eletricidade e alocar a respetiva poupança à sua ação social.

Comunidades de energia poderão auxiliar várias instituições e apoiar até 250 mil pessoas

As famílias mais carenciadas (em situação de pobreza energética) que vivam perto das instituições sociais visadas também beneficiam desta iniciativa, na medida em que irão receber de forma gratuita a parte da energia que não é consumida por estas.

Em concreto, as condições especiais criadas pela Energia Unida são a oferta da avaliação, desenvolvimento e acompanhamento do projeto de comunidade de energia, a par da redução substancial dos respetivos custos de implementação, operação e manutenção. As estas soma-se a redução da fatura de eletricidade da instituição em cerca de 50 por cento.

A comunidade de energia a ser criada no Infantário de Bicesse, em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Cascais, foi a primeira a ser anunciada. Aí está a ser preparada a instalação de painéis solares com uma capacidade instalada de 73 kWp.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos