Já fez LIKE no AWAY magazine?

União Europeia poderá avançar com embargo ao petróleo da Rússia

Irlanda e Países Bálticos a favor da proibição de importações de petróleo russo, já Hungria mostra-se contra

A União Europeia está a estudar a possibilidade proibir a entrada de petróleo russo na UE apesar de nem todos os Países-Membros estarem de acordo com a medida.

De acordo com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Irlanda, Simon Coveney, citado pela Reuters, o executivo da UE está a redigir uma proposta de forma a que o petróleo seja incluído no próximo pacote de sanções à Rússia.

PUB

Reservatório de petróleo (Associated Press/Misha Japaridze)

A União Europeia está a gastar centenas de milhões de euros na importação de petróleo da Rússia, algo que está certamente a contribuir para financiar a guerra [na Ucrânia]. Temos de cortar esse financiamento”, referiu o ministro à chegada ao Luxemburgo para uma reunião com outros representantes de países da UE.

Os ministros dos Países Baixos e da Lituânia estão também dispostos a discutir formas de sancionar a Rússia através das suas exportações de petróleo. Já a Hungria referiu que não irá apoiar esta medida.

Plataforma de petróleo na Rússia (Associated Press/Sergey Pnomarev)

PUB

Uma das posições mais importantes será a da Alemanha. No entanto, segundo a Reuters, diplomatas da UE referiram que o país não está a apoiar de forma ativa o embargo imediato ao petróleo.

A UE importa cerca de um quarto do petróleo que usa da Rússia, ainda que haja estados-Membros, como a Bulgária, energeticamente mais dependentes do país liderado por Vladimir Putin do que outros.

Apesar de tanto os Estados Unidos como o Reino Unido já terem proibido a compra de petróleo russo, a decisão não será tão fácil para a Europa já que poderá ter um grande impacto na economia do país e obrigar a subir ainda mais os preços já inflacionados da energia.

PUB