Já fez LIKE no AWAY magazine?

Telhas solares transformam telhado em grandes produtores de energia verde

Freesuns desenvolveu telhas com capacidade de gerar energia solar que se adaptam a qualquer estrutura de telhado

Os painéis solares em telhados de casas são algo já bastante comum. Mas e se em vez de se instalar grandes painéis muitas vezes pouco apelativos esteticamente, substituísse-se as telhas por uma opção capaz de produzir energia solar?

A Freesuns é uma empresa suíça especializada em telhas solares. Tudo começou quando o fundador, John Morello, comprou uma casa com arquitetura dos anos 1960 e percebeu que para produzir energia solar, teria de descaracterizar o estilo da habitação.

PUB

Telhado solar curvo (foto: Freesuns)

Formado em engenharia, John deu forma às telhas com capacidade de produzir energia solar, criando assim um negócio que transforma qualquer telhado, independentemente do seu formato, num produtor de energia verde. Isto, claro, sem descaracterizar a arquitetura da casa.

Lê aqui como já há janelas a produzir energia solar

De acordo com a Freesuns, todas as suas telhas são feitas à mão individualmente, são mais resistentes do que as telhas ditas comuns e mais fortes do que os painéis solares que normalmente usamos nas casas.

PUB

O portefólio da empresa suíça é comporto por quatro diferentes telhas solares que variam em tamanho, formato, cor e capacidade de geração de energia.

A telha com menos potência é inspirada na arquitetura local e surge em tons terra. Produz 97 Wp (watt-pico, ou seja, energia máxima) por metro quadrado. No espectro oposto está a que chamam de clássica, em preto brilhante com linhas prateadas visíveis. Esta já gera 150 Wp por metro quadrado.

Projeto de renovação de telhado em Ferlens, Suíça (foto: Freesuns)

Além das telhas, a Freesuns fornece também o inversor solar e os optimizadores. É possível instalar também uma bateria que armazene os excedentes energéticos para serem usados mais tarde.

A empresa já desenvolveu os mais variados projetos, alguns até para edifícios antigos municipais, como em Ferlens, na Suíça, onde instalou um telhado solar com 162 metros quadrados num edifício de 1823 renovado. Graças às novas telhas, é possível gerar até 80 kWh de energia verde por dia.

PUB