Já fez LIKE no AWAY magazine?

Painéis solares sobre aquedutos vão ajudar a combater seca na Califórnia

Projeto Nexus vai instalar painéis fotovoltaicos sobre canais para evitar evaporação de água ao mesmo tempo que se produz energia solar

Numa altura em que a Califórnia enfrenta um dos problemas de seca mais graves dos últimos anos, vai começar a ser testado um sistema de energia solar que pode ajudar a evitar a evaporação de água dos aquedutos ao mesmo tempo que se gera energia renovável.

Chama-se Projeto Nexus e consiste na instalação de painéis fotovoltaicos sobre os aquedutos do Turlock Irrigation District (TID). Com um investimento de cerca de 20 milhões de euros, o projeto é o resultado de uma parceria entre o TID, o Departamento de Recursos Hídricos da Califórnia, o SolarAquaGrid e a Universidade da Califórnia – Merced.

PUB

Esta instalação tem por base um projeto semelhante na Índia, assim como um estudo de Brandi McKuin, uma cientista da Universidade da Califórnia – Merced, e vai ser a primeira do estilo nos Estados Unidos.

De acordo com a Reuters, em meados de outubro, vão começar a ser instalados painéis fotovoltaicos em duas localizações, sendo que irão cobrir uma extensão de pouco mais de 1,7 km (152 metros numa porção curva do canal e 1,6 km numa zona reta).

Até 2023, altura em que a instalação deverá estar pronta, os painéis fotovoltaicos estarão em três zonas dos aquedutos e terão capacidade para produzir 5 MW de energia.

Ao todo, a Califórnia tem cerca de 6400 km de canais que transportam a água de norte a sul do estado americano. Ao cobrirem-se estes aquedutos, será possível reduzir a evaporação das águas, ao mesmo tempo que se evita a utilização de terrenos para a instalação de painéis solares para produção de energia limpa.

PUB

Este tipo de projetos também permite evitar o crescimento de tantas plantas marinhas e algas, algo que ajuda a reduzir os custos de manutenção.

Brandi McKuik refere que se os 6400 km de aquedutos fossem cobertos com painéis solares, seria possível gerar 13 GW de energia, o suficiente para alimentar metade da Califórnia. Além disso, seria possível poupar cerca de 238 milhões cúbicos de água.

(imagens: divulgação/Solar AquaGrid)

PUB