Já fez LIKE no AWAY magazine?

Estádio de futebol do West Ham em Londres coberto com painéis solares

Estádio de futebol de Londres está a fazer estudos para instalar membrana com painéis solares fotovoltaicos na cobertura

A energia solar está a ganhar cada vez mais adeptos e até no mundo do futebol começa-se a investir em painéis fotovoltaicos solares para diminuir a fatura de eletricidade e reduzir as emissões de CO2. O mais recente estádio a anunciar um possível investimento na renovável é o Estádio Olímpico de Londres.

Construído para os Jogos Olímpicos de 2012, o estádio, que é agora a casa do clube de futebol West Ham United, poderá receber uma membrana de painéis solares fotovoltaicos num projeto com um custo previsto de 4 milhões de libras (cerca de 4,5 milhões de euros).

PUB

Cobertura do estádio vai ter painéis solares (foto: Ryan Pierse/Getty Images)

Apesar de não se saber ao certo quantos painéis solares serão instalados, espera-se que produzam cerca de 3 milhões de kWh de energia por ano e ajudem a evitar as emissões de 374 toneladas de CO2 anualmente.

Lê aqui:: Estádio do Galatasaray entra no Guinness com recorde de energia solar

De acordo com a London Legacy Development Corporation (LLDC), proprietária do estádio, antes de se avançar com a instalação, será feito um estudo para perceber se o projeto é viável.Se tudo correr como planeado, as obras começam ainda este ano e, no final de 2024, os painéis solares já estarão a gerar energia limpa.

PUB

Estádio é agora casa do West Ham United (foto: Dan Poulton/Unsplash)

No documento partilhado pela LLDC com o último orçamento para 2023/2024, é também referido que vai ser explorada a hipótese de se instalarem painéis solares nas bilheteiras e na loja.

A aposta do estádio na energia solar é uma forma de ajudar a reduzir as emissões de CO2 e de contribuir para a missão de Londres de se tornar uma cidade carbono zero até 2030.

PUB