Já fez LIKE no AWAY magazine?

Espanha diz não ao governo português e rejeita limitação do preço da eletricidade

Portugal queria levar ao Conselho Europeu uma medida que poderia representar poupanças mensais de mil milhões de euros

Madrid acaba de rejeitar a proposta portuguesapara impor limites no preço da eletricidade no mercado grossista ibérico. A noticia é avançada pela Lusa, que refere um comunicado da agência EFE, citando fontes do Ministério para a Transição Energética de Espanha.

Na semana passada, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Matos Fernandes, anunciou que Portugal estaria a negociar com Espanha uma proposta que tinha como objetivo impor um limite de preços da eletricidade no mercado grossista ibérico.

PUB

O objetivo seria impor um preço máximo de €180/Mwh (euros/megawatt hora), no mercado diário e intradiário (spot) de eletricidade. Esta medida pretendia evitar um maior efeito no aumento do preço da eletricidade para as empresas e famílias. Já este mês este valor superou, pela primeira vez, os €500/MWh.

Na apresentação desta proposta o executivo nacional avançou que Portugal e Espanha poderiam, em conjunto, poupar cerca de 5,7 mil milhões de euros em termos de poupança mensal líquida (hoje gastam cerca de 9,2 mil milhões). A poupança "portuguesa” mensal líquida seria de cerca de 1.100 milhões, referiu na altura o ministro.

Apesar do Primeiro-Ministro António Costa ter referido, na passada semana, estar em negociações com Espanha, e, de na altura a ministra espanhola com a pasta deste setor ter afirmado: “na ausência de apoio europeu, a nossa obrigação é fazê-lo por nossa conta”, a verdade é que agora o executivo de Madrid, prefere, de acordo com as fontes citadas, trabalhar em outras opções com vista a permitir uma maior unanimidade dos 27 (países) da União Europeia.

PUB