Atualidade

Novo máximo: preço da eletricidade no mercado ibérico chega a €542/MWh

Preço diário no mercado ibérico grossista de 8 de março vai variar entre 424,38 euros/MWh e 700 euros/MWh
Texto
Novo recorde no Mibel
Novo recorde no Mibel

Depois de se ter visto o preço dos combustíveis atingir um valor recorde, assistimos ao mesmo fenómeno para o preço da eletricidade no mercado grossista na Península Ibérica.

De acordo com o OMIE, operador de contratação diária no mercado ibérico de eletricidade (Mibel), esta terça-feira, dia 8 de março, o valor médio por megawatt hora (MWh), em Portugal, no mercado grossita, para a produção contratada, será de 542,78 euros. Em Espanha, o valor médio será superior, batendo os 544,98 euros por MWh.

Desta forma, o preço médio diário no mercado ibérico grossista atinge o valor mais alto de sempre.

Em Portugal, o preço do mercado diário poderá inclusive chegar aos 651 euros por MWh entre as 18h e as 20h. O mínimo irá ocorrer durante a madrugada e vai haver um período em que baterá os 424,28 euros por MWh.

Em Espanha, o preço do mercado diário grossista vai atingir os 700 euros por MWh.

Hoje, o valor médio já tinha atingindo um novo recorde, chegando aos 442,54 euros por MWh. O último recorde que tinha sido registado no preço da eletricidade no mercado grossita tinha acontecido em dezembro.

Esta subida é impulsionada pelo conflito militar entre a Rússia e a Ucrânia e consequentes sanções económicas e comerciais impostas à Rússia, uma das principais exportadoras de gás.

Os valores no Mibel não terão efeito imediato para grande parte dos consumidores uma vez que normalmente os tarifários são contratados para períodos de 12 meses.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos