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Turbinas eólicas no Chile ajudam a criar combustíveis sintéticos da Porsche

Fábrica produzir 130 mil litros de eFuels por ano, quantidade que deverá chegar aos 55 milhões de litros em poucos anos

A marca automóvel Porsche abriu oficialmente a fábrica-piloto de produção de combustíveis sintéticos no Chile. A unidade Haru Oni, como foi chamada, vai permitir produzir eFuels que possam ser usados em motores a combustíveis fósseis com uma pegada carbónica praticamente nula.

O combustível sintético será produzido graças a energia eólica e com recurso a água e dióxido de carbono. Será uma alternativa para quem não quer trocar de automóvel para um elétrico ou a hidrogénio, mas que pretende reduzir as emissões das suas deslocações.

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Unidade Haru Oni fica no sul do Chile

A unidade estará em fase piloto nos primeiros tempos, estando prevista a produção de 130 mil litros de eFuel por ano. Este combustível que será inicialmente produzido será usado para projetos da Porsche, como o Mobil 1 Supercup.

A partir de meados da década de 2020, a Porsche espera escalar a produção para atingir os 55 milhões de litros por ano. Dois anos depois, a meta são 550 milhões de litros.

A fábrica é o resultado da colaboração da Porsche com outros parceiros internacionais e com a Highly Innovative Fuels (HIF), uma empresa chilena.

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Porsche aposta na mobilidade elétrica e em eFuels

A localização da fábrica em Punta Arenas, no sul do Chile, uma localização com vento 270 dias por ano, irá permitir que as turbinas eólicas operem à sua capacidade máxima. A proximidade do porto de Cabo Negro facilitará a distribuição do combustível sintético pelo mundo.

Lê aqui: Biocombustíveis podem ajudar a alcançar objetivos de descarbonização?

A Porsche, que está a trabalhar apara ser neutra em carbono em toda a sua cadeia de valor até 2030, já investiu 93,8 milhões de euros no desenvolvimento e produção de eFuels.

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