Já fez LIKE no AWAY magazine?

Navigator com a mais potente caldeira a gás e hidrogénio feita em Portugal

Fábrica de Setúbal está a testar uma nova caldeira que poderá vir a funcionar a hidrogénio verde no futuro

A fábrica da The Navigator Company em Setúbal tem uma nova caldeira de vapor que funciona tanto a gás natural como a hidrogénio. O novo aparelho de elevada potência está agora em fase de testes.

Construída pela Energest – Engenharia e Sistemas de Energia, a caldeira irá inicialmente operar utilizando gás natural, sendo que mais tarde poderá ser usado hidrogénio verde. A solução desenvolvida para a The Navigator é descrita como sendo a de maior potência construída em Portugal.

PUB

Fábrica de Setúbal (foto: The Navigator Company)

Graças às suas características e ao facto de ser a gás natural, a nova caldeira irá garantir que a produtora de papel diminua as suas emissões de dióxido de carbono, ao mesmo tempo que garante um aumento na eficiência energética.

Outra vantagem apontada pela Energest é o facto de haver maior eficiência tanto na preparação como no transporte do combustível, já que o gás natural chega por gasoduto, diminuindo os riscos ambientais.

The Navigator apoia licenciaturas na área das ciências florestais

Neste momento, Energest está a fazer o comissionamento da caldeira para garantir os requisitos e necessidades operacionais. Quando esta fase estiver concluída, a caldeira irá funcionar a 100% da carga durante sete dias para que se realizem os testes de performance e aceitação.

PUB