Já fez LIKE no AWAY magazine?

Projeto Megaton de 8 mil milhões de euros vai produzir hidrogénio verde

Dinamarca está a apostar em megaprojeto de energia solar e eólica para a produção de combustíveis verdes como hidrogénio

A Dinamarca está a apostar em força nas energias renováveis. O país escandinavo está a desenvolver um megaparque para produção de combustíveis verdes a partir de energia solar e eólica. O projeto vai implicar um investimento de cerca de 8,05 mil milhões de euros.

Batizado de Megaton, o projeto está a ser desenvolvido no município de Ringkobing-Skjern e deverá começar a funcionar antes de 2030. O objetivo é produzir um milhão de toneladas de combustíveis verdes, como hidrogénio.

PUB

Edifício da administração do Parque Megaton (foto: GreenGo Energy)

A empresa dinamarquesa GreenGo Energyestá envolvida no Megaton e irá fornecer 4GW de energia solar e eólica ao megaparque de produção de combustíveis sustentáveis. Destes, 2GW são de projetos onshore já em funcionamento no município. Os outros 2GW virão de um parque eólico offshore em local ainda a definir.

Em comunicado, a empresa referiu que estas unidades todas combinadas vão produzir 11,5 terawatt/hora (TWh) de energia por ano, o equivalente a 30% do consumo do país.

PUB

A produção de combustíveis verdes deverá consumir mais de 85% da energia verde. A quantidade que não for usada pelo projeto será fornecida a novas indústrias na área.

Uma das fábricas do Megaton vistas à distância (foto: GreenGo Energy)

Também é esperada a geração de calor extra, que irá alimentar o sistema de aquecimento do distrito,assim como algumas empresas na área industrial próxima do megaparque.

Dinamarca aposta em força na produção de hidrogénio verde

O projeto Megaton é considerado essencial para apoiar os objetivos climáticos da Dinamarca que espera até 2030 reduzir em 70% as suas emissões de CO2.

PUB