A Dinamarca vai ser palco para um novo projeto de produção de hidrogénio verde a partir de energia eólica e solar. Por trás do projeto identificado como Power-to-X estão a Orsted e a Skovgaard Energy, empresas focadas em energias renováveis.
A nova instalação vai surgir no município de Holstebro e vai ter um eletrolisados com capacidade esperada de 150 MW que vai ser alimentado graças a um parque de energia eólica e com painéis fotovoltaicos que será desenvolvido ao lado.
O parque com turbinas eólicas, além de gerar energia para a produção de hidrogénio verde, vai ajudar a aumentar o portefólio de energias renováveis tanto da Orsted como da Skovgaard Energy.
De acordo com a Orsted, o projeto de produção de hidrogénio vai ser desenvolvido em várias fases, sendo que a primeira já esta a avançar. Esta poderá custar entre 134 e 669 milhões de euros, avança a Reuters.
Portugal terá hidrogénio verde produzido na Central da Tapada do Outeiro
A longo prazo, esta nova instalação poderá crescer para uma capacidade de produção de energia renovável de até mais de 3 GW, produzindo hidrogénio para ser exportado para toda a Europa. Caso isto aconteça, será uma das maiores da Europa.
Até 2013, a Comissão Europeia acredita que vão ser investidos milhares de milhões de euros em instalações Power-to-X de forma a aumentar a capacidade de produção de energias renováveis na Europa.