Energia

Dinamarca com megaprojeto de hidrogénio verde com energia solar e eólica

Orsted pretende investir em instalação de produção de hidrogénio a partir de energia renovável na Dinamarca
Texto
Orsted investe em produção de hidrogénio verde
Orsted investe em produção de hidrogénio verde

A Dinamarca vai ser palco para um novo projeto de produção de hidrogénio verde a partir de energia eólica e solar. Por trás do projeto identificado como Power-to-X estão a Orsted e a Skovgaard Energy, empresas focadas em energias renováveis.

A nova instalação vai surgir no município de Holstebro e vai ter um eletrolisados com capacidade esperada de 150 MW que vai ser alimentado graças a um parque de energia eólica e com painéis fotovoltaicos que será desenvolvido ao lado.

Energia solar - AWAY
Produção de hidrogénio será com energia solar e eólica

O parque com turbinas eólicas, além de gerar energia para a produção de hidrogénio verde, vai ajudar a aumentar o portefólio de energias renováveis tanto da Orsted como da Skovgaard Energy.

De acordo com a Orsted, o projeto de produção de hidrogénio vai ser desenvolvido em várias fases, sendo que a primeira já esta a avançar. Esta poderá custar entre 134 e 669 milhões de euros, avança a Reuters.

A longo prazo, esta nova instalação poderá crescer para uma capacidade de produção de energia renovável de até mais de 3 GW, produzindo hidrogénio para ser exportado para toda a Europa. Caso isto aconteça, será uma das maiores da Europa.

Até 2013, a Comissão Europeia acredita que vão ser investidos milhares de milhões de euros em instalações Power-to-X de forma a aumentar a capacidade de produção de energias renováveis na Europa.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos