Já fez LIKE no AWAY magazine?

Edifícios vão receber apoio para melhorar eficiência energética

Verba destinada é “manifestamente insuficiente”, considera a associação das empresas de gestão de condomínios

Acaba de ser aprovado o concurso que vai possibilitar aos condomínios residenciais a execução comparticipada de intervenções que visem a melhoria do isolamento térmico em edifícios.

Criada no âmbito do Programa de Apoio a Condomínios Residenciais do Fundo Ambiental, a iniciativa visa a adoção de medidas de isolamento térmico das fachadas, coberturas e pavimentos, as quais apresentam maior potencial de eficiência energética em edifícios.

PUB

Para este apoio estão elegíveis os edifícios com mais de 16 anos que comprovem ter capacidade financeira para custear a obra, deduzido do valor do incentivo a conceder pelo Fundo Ambiental. As candidaturas poderão ser submetidas pelas respetivas administrações até 28 de dezembro de 2023.

Edifícios no Porto (foto: Tiana/ Pexels)

A dotação para este concurso é de 12 milhões de euros, sendo que cada candidatura aprovada irá receber um máximo de 150 mil euros ou entre 4000 e 5000 euros por fração, com as comparticipações a varia entre 70% e 80%.

A Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios (APEGAC) já veio aplaudir a medida, embora considere a verba destinada “manifestamente insuficiente”, tendo em conta que, assegura, existem em Portugal mais de 300 mil edifícios com graves deficiências ao nível do seu isolamento térmico.

Vais comprar casa? Conhece estas três dicas sobre eficiência energética

Em comunicado, a APEGAC sublinha que caso todas as candidaturas aprovadas atingissem o teto máximo de 150 mil euros, apenas poderiam ser aceites 80, o que representa apenas 0,3% dos edifícios que se poderiam candidatar.

PUB