Já fez LIKE no AWAY magazine?

França é primeiro país europeu a proibir publicidade a combustíveis fósseis

Nova lei bane anúncios a produtos derivados do petróleo, assim como energia a carvão ou hidrogénio com carbono

França tornou-se o primeiro país na Europa a banir qualquer publicidade a combustíveis fósseis. A nova lei do clima, que foi anunciada a 22 de agosto, engloba propaganda a todos os produtos derivados do petróleo, energia proveniente da combustão de carvão ou hidrogénio que contenha carbono.

Uma vez que o gás foi considerado uma energia limpa pela União Europeia, ainda é permitido publicidade relacionada com este tipo de energia pelo menos até junho do próximo ano, altura em que entram em vigor novas leis.

PUB

De acordo com a EuroNews, que cita o CEO do supermercado Leclerc, Édouard Leclerc, deixa de ser possível, por exemplo, anunciar uma descida no preço dos combustíveis.

Manifestação da Greenpeace (Foto: P. Dejong/AP)

Qualquer empresa que não cumpra esta nova lei terá de pagar multas que variam entre os 20 mil e os 100 mil euros, valor que pode duplicar caso o incumprimento se repita.

Apesar de França ser o primeiro país europeu a banir propaganda a combustíveis fósseis, desde o ano passado que a cidade de Amesterdão tem uma medida semelhante.

Nesta cidade neerlandesa, não é permitido publicidade a empresas de combustíveis fósseis, assim como a veículos a gasolina ou gasóleo ou mesmo a voos movidos a combustíveis petrolíferos, nas ruas do centro ou em estações do metro.

PUB

Greenpeace alerta que proibição tem algumas exceções

A nova lei foi criada depois de várias associações, como a Greenpeace, terem pedido que fosse banida a publicidade à volta de combustíveis fósseis em toda a União Europeia, alegando que as restrições deveriam ser semelhantes à do tabaco.

Apesar da aprovação da nova lei climática, a Greenpeace França veio alertar que a proibição ainda tem umas quantas exceções.

Além do gás não estar incluído na nova lei, continuam a ser permitidos anúncios em algumas circunstâncias, como por exemplo em patrocínios de eventos desportivos ou de festivais.

PUB