Já fez LIKE no AWAY magazine?

Betão com zero emissões vai ajudar setor da construção a ser mais verde

Novo betão Verdi Zero da Secil usa resíduos reciclados e emite menos CO2 durante a sua produção

Numa altura em que se procura reduzir as emissões de CO2 no mundo, é normal que produtos comuns do dia a dia comecem a ganhar novas versões mais sustentáveis. Isto acontece também no setor da construção, que pretende atingir a neutralidade carbónica até 2050. Para ajudar a atingir a meta, a Secil, um grupo de materiais de construção, apresentou o primeiro betão em Portugal com zero emissões de dióxido de carbono.

O Betão Verdi Zero, como foi chamado, tem o selo de CarbonNeutral Product. Para se conseguir que a sua pegada ambiental fosse menor, a Secil conseguiu criar um processo que produz menos CO2 e que usa resíduos reciclados para a produção do betão, algo que incentiva a economia circular.

PUB

Uma vez que não foi possível criar um produto sem emissões, para atingir a neutralidade no betão, a Secil faz a compensação carbónica através de um programa certificado pela Climate Impact Partners.

Em comunicado, a empresa explica que o betão é um produto essencial na construção, sendo o primeiro produto manufaturado mais utilizado no mundo. O betão Verdi Zero é uma resposta às exigências do setor da construção que está cada vez mais focado em utilizar materiais e soluções mais limpos e ecológicos.

Lê aqui: 7 regras para construir uma casa mais saudável

O Grupo Secil tem estado focado em tornar-se mais consciente e definiu metas internas baseadas em dados científicos para reduzir as suas emissões e descarbonizar.

PUB