Já fez LIKE no AWAY magazine?

Com este veículo elétrico autónomo Honda até dá gosto trabalhar

AWV da Honda continua a ser um protótipo, mas tem cada vez mais argumentos para se tornar um aliado de diferentes indústrias

O fabricante de automóveis Honda acaba de revelar a terceira geração do seu Veículo de Trabalho Autónomo (AWV, na sigla original), especialmente destinado a indústrias que necessitam de soluções de operação ou entrega sem condutor.

O novo protótipo é um veículo todo-o-terreno 100% elétrico. Segundo o construtor japonês, é particularmente resistente e foi concebido para apoiar atividades relacionadas com a construção e aumentar a produtividade, podendo ser operado de forma totalmente autónoma ou via controlo remoto.

PUB

Honda AWV de 3ª geração (foto: divulgação)

O Honda AWV de última geração é uma versão aperfeiçoada do veículo de segunda geração, testado com sucesso em ambiente real, mais concretamente num estaleiro de construção solar em larga escala no sudoeste dos Estados Unidos.

Face às versões anteriores, o AWV “3.0” oferece várias melhorias ao nível da disponibilidade de carga – uma plataforma mais baixa; maior superfície (duas paletes) e maior capacidade (907 kg).

Honda AWV de 3ª geração (foto: divulgação)

PUB

No capítulo dinâmico conta com um sistema de navegação mais evoluído (inclui sensor LiDAR e câmaras para monitorização remota); está mais rápido (velocidade de operação até 16 km/h) e inclui uma bateria de maior dimensão que eleva a autonomia para até 10 horas de funcionamento. A interface de programação foi simplificada e passa a ser também baseada em nuvem.

A não perder: Amazon já tem robôtaxi elétrico em operação

Em comunicado, a Honda assegura que vai continuar a desenvolver o seu AWV ao nível do desempenho e design, encontrando-se atualmente a conceber acessórios e ferramentas para tornar o veículo numa opção adequada a diferentes ambientes de trabalho.

PUB