Já fez LIKE no AWAY magazine?

Portugal na frente do grupo que cumpre diretiva de Plásticos de Uso Único

Relatório coloca Portugal como um dos poucos países da UE que implementou corretamente a diretiva sobre plásticos de uso único

A União Europeia (UE) aprovou em julho de 2019 uma diretiva que regulamenta e estabelece objetivos para a redução de plásticos de uso único e Portugal é um dos países que segue em primeiro lugar como aquele que mais transpôs essa diretiva.

Portugal está à frente do grupo que inclui Chipre, Dinamarca, França, Grécia, Letónia, Luxemburgo e Suécia como melhor posicionados, de acordo com um relatório hoje divulgado pela organização europeia Rethink Plastic Alliance (RPA) e partilhado pela associação ambientalista Zero.

PUB

Esta diretiva esteve na base de algumas medidas implementadas em Portugal e foram propostas algumas bastante ambiciosas, por exemplo, em termos de redução de copos de bebidas e embalagens de plástico para take away (obrigação de disponibilização de soluções reutilizáveis a partir de 2024, redução de 80% até final de 2026 e de 90% até 2030, tendo por referência os valores de 2022), refere um comunicado da Zero, citado pela Lusa.

Vê também: Estudo deteta mais de 2800 químicos em embalagens alimentares

O grande problema em Portugal parece no entanto ser a implementação das medidas entretanto aprovadas. A Zero refere que a colocação de medidas ambiciosas em legislação não é sinónimo de as mesmas serem implementadas de forma eficaz.

Por outro lado, a associação reforça o alerta de que não se pode reduzir o número total de copos e recipientes para alimentos e ao mesmo tempo incentivar a transição para outros recipientes não necessariamente melhores do ponto de vista da saúde humana e ambiental.

PUB