Já fez LIKE no AWAY magazine?

Última campanha de Natal e Ano Novo com mais acidentes e vítimas mortais

Sinistralidade nas estradas nacionais durante a época festiva aumentou face a 2021, embora com menos feridos

No último período de Natal e de Ano Novo verificaram-se mais acidentes e mais vítimas mortais nas estradas portuguesas, comparativamente com o ano passado.

Os dados resultam do balanço da campanha de segurança rodoviária “O melhor presente é estar presente”, que decorreu entre 19 de dezembro e 2 de janeiro, os quais confirmam um aumento da sinistralidade nas estradas portuguesas, embora com menos feridos.

PUB

Durante aquele período registaram-se 5745 acidentes, mais 797 que no período homólogo, dos quais resultaram 22 vítimas mortais, mais seis do que em igual período do ano passado.

Sinistralidade aumentou

Em sentido inverso, o número de feridos graves e ligeiros desceu entre 2021 e 2022, embora no caso dos primeiros essa diminuição tenha sido muito ligeira. Em concreto, a última campanha registou 81 feridos graves (menos dois que no ano anterior) e 1316 feridos leves (menos 62).

Na operação de Natal e Ano Novo 2022/2023, cujo lema foi “Viaje sem pressa, sem álcool, sem telemóvel”, a fiscalização de veículos e condutores esteve a cargo da Guarda Nacional Republicana (GNR), da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), esta última exclusivamente através de radares de velocidade.

PUB

Num total de 5,6 milhões de veículos fiscalizados, houve controlo de velocidade sobre 5,4 milhões, tendo-se verificado que 23,1 mil circulavam com excesso de velocidade.

Ao nível da condução sob efeito de álcool, foram submetidos a teste 114,7 mil condutores, tendo 1,6 mil apresentado uma taxa de alcoolemia superior à máxima permitida, do que resultou um total de 811 detenções.

(Fotos: TVI)

PUB