Já fez LIKE no AWAY magazine?

Prazo para validar faturas e poupar no IRS acaba hoje

Hoje é o teu ultimo dia para validar faturas de despesas de 2022 e inserir alguma que possa estar em falta no e-Fatura

Se ainda não tiveste oportunidade para ir até ao site do e-Fatura validar as despesas de 2022, então atenção, já não tens muito mais tempo. O prazo para validação de faturas e registo manual de alguma que esteja em falta termina hoje, dia 27 de fevereiro, e as que não forem validadas, não entram na declaração de IRS de 2022.

No campo da mobilidade, há três categorias a que deves estar particularmente atento: despesas de reparação de automóveis, de reparação de motociclos e passes de transportes públicos. Estas podem ser apresentadas no IRS e trazem vários benefícios fiscais.

PUB

Reparação de motociclos tem categoria própria (foto: Phong Nguyen/Unsplash)

No caso das categorias de reparação de automóveis e de motociclos, podes colocar quaisquer despesas que possas ter tido em oficinas, desde troca de peças, a mudança de óleo ou de pneus, ou qualquer outro ato de manutenção dos veículos.

Descobre como produzir energia solar ou eólica traz pode ter insenção de IRS

Para que as faturas com estas despesas possam ir para estas categorias, é essencial que quem as emitiu tenha como atividade (ou CAE) manutenção e reparação de veículos automóveis ou manutenção e reparação de motociclos, peças e acessórios. De outra forma, a fatura entra apenas como despesa geral.

PUB

Torniquete na estação do Rossio (foto: AWAY/DR)

A categoria de passes de transportes públicos é também bastante importante, especialmente para quem o adquire todos os meses. Aqui podes colocar faturas de aquisição de um passe mensal para transportes públicos coletivos, como transportes urbanos, costeiros ou interurbanos em autocarro.

Faturas relativas à aquisição de viagens individuais não podem entrar nesta categoria, mas sim na de despesas gerais.

E despesas com portagens e combustível?

Estas despesas, infelizmente, ainda não têm uma categoria própria. Por isso, todas as faturas que surjam relativas a combustíveis e portagens devem ser colocadas na categoria de despesas gerais. Desta forma, juntam-se a despesas como água, luz ou eletricidade.

PUB

Prazos importantes para o IRS

Normalmente, a validação de faturas é feita até dia 25 de fevereiro, mas este ano o Governo estendeu o prazo em dois dias, sendo possível fazê-lo até 27 de fevereiro. Hoje é também o último dia para se fazer a comunicação do agregado familiar.

Entrega de IRS começa em abril (foto: Pexels)

Estes passos são essenciais para a preparação da entrega da declaração anual do IRS, que terá início a 1 de abril e que se irá prolongar até 30 de junho.

Entre 16 e 31 de março, será possível consultar as despesas dedutíveis e reclamar de despesas gerais familiares.

PUB