Já fez LIKE no AWAY magazine?

Greve no Metro Sul do Tejo inicia hoje e tem paralisação total no Ano Novo

Greve tem uma duração total de cinco dias e começa hoje mesmo, dia 29 de dezembro. Empresa requereu serviços mínimos

Teve início às 00h00 de hoje, dia 29 de dezembro, uma greve dos maquinistas do Metro Sul do Tejo (MST) que vai durar até às 24 horas de segunda-feira, dia 2 de janeiro. Durante este período, os trabalhadores vão alternar entre a paralisação total e a greve ao trabalho suplementar.

Embora a greve dos maquinistas da MST tenha uma duração de cinco dias, a paralisação total acontece em apenas três, entre sexta-feira, dia 30 de dezembro, e domingo, 1 de janeiro. Este será, provavelmente, o período mais crítico, uma vez que coincide com as festividades de passagem de ano.

PUB

Metro Sul do Tejo (Foto: C. Kibelka/Flickr)

Na origem da paralisação está a falta de entendimento entre os trabalhadores e a Metro Transportes do Sul, empresa que explora o metro ligeiro de superfície nos concelhos de Almada e Seixal, no distrito de Setúbal.

As duas partes estão em desacordo quanto aos termos do Acordo de Empresa, a principal reivindicação dos trabalhadores, segundo o Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ).

A greve que hoje teve início, e que se segue a outras ocorridas nos passados meses de outubro e novembro, fez com que a empresa de transportes tenha requerido o decretar de serviços mínimos.

PUB