Já fez LIKE no AWAY magazine?

Mr. Pickles, a tartaruga-estrelada que foi pai aos 90 anos

Tartaruga-estrelada de Madagáscar vive no Zoo de Houston e foi pai pela primeira vez de três crias

Há uma tartaruga-estrelada de Madagáscar a mostrar que nunca é tarde para se ser pai. Chama-se Mr. Pickles, vive no Zoo de Houston, nos Estados Unidos, e deu as boas-vindas a três filhotes de tartaruga aos 90 anos de idade.

Foi a semana passada que o Zoo de Houston anunciou que Mr. Pickles, que é o animal mais velho daquele zoo americano, e Mrs. Pickles tornaram-se pais de Dill, Gherkin e Jalapeño. As três crias, que se distinguem pela cor da carapaça, foram todas batizadas em honra da família, tendo nomes de variedades de pickles.

PUB

Três tartarugas bebés ainda não estão com os pais (foto: Jackelin Reyna/Zoo de Houston)

Por enquanto, as tartarugas bebés vão ficar longe do público. Quando forem mais crescidas, vão juntar-se aos pais.

Bebé pangolim nasce em zoo da Europa

Mais do que ser uma boa notícia para Mr. Pickles, que está no zoo desde os anos 1980, este nascimento é importante para a espécie já que esta se encontra em vias de extinção e, para piorar a situação, tem dificuldades em se reproduzir.

PUB

Além disso, por pouco que as pequenas tartarugas podiam não ter chegado ao mundo, já que os ovos são enterrados e o solo de Houston não tem as características essenciais para os eclodir.

Descobre o que é que está a provocar a morte dos coalas na Austrália

A sorte foi que um dos funcionários do zoo reparou quando Mrs. Pickles, de 53 anos, pôs os ovos e os enterrou. Foi assim possível levar os ovos para a casa dos répteis e anfíbios, onde foram mantidos com a temperatura e humidade corretas para que os pequenos animais se desenvolvessem durante os cinco meses de gestação.

Tartarugas-estreladas estão em vias de extinção (foto: Jackelin Reyna/Zoo de Houston)

As tartarugas-estreladas de Madagáscar são uma espécie bastante procurada no mercado negro. Na China, há quem chegue a pagar perto de 50 euros para comê-las, refere o Instituto de Conservação Biológica do Smithsonian.

Não se sabe ao certo quantas tartarugas-estreladas de Madagáscar existem no mundo, apenas que os números têm estado a descer e que a espécie pode ficar extinta.

PUB