Já fez LIKE no AWAY magazine?

Achas que tem chovido muito? Há três albufeiras abaixo de 20% de capacidade

Várias barragens já começaram ou deverão começar a libertar água muito em breve

Este inverno tem sido particularmente chuvoso e as notícias de albufeiras e barragens com níveis quase máximos de água têm sido uma constante o que pode significar um bom período para produção de energia hídrica e também alívio para o fornecimento de água. Mas na verdade ainda há locais onde a chuva parece não ter chegado.

De acordo com dados da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) as albufeiras apresentavam na passada segunda-feira, dia 16 de janeiro, um armazenamento de 84%, tendo o volume aumentado em 0,37% face à semana homóloga, mas, ainda assim três estavam a menos de 20% da capacidade máxima.

PUB

Vê aqui: ONU alerta para diminuição da capacidade de armazenamento das barragens

Campilhas e Monte da Rocha, na bacia hidrográfica do Sado, apresentavam, respetivamente 12% e 10% da sua capacidade, e Bravura, no Barlavento Algarvio, tinha apenas 12% do volume total armazenado de água.

O boletim semanal da APA refere que das 79 bacias monitorizadas em Portugal continental, 48 apresentavam um volume de armazenamento entre 81% e 100%, treze bacias entre 61% e 80%, seis entre 51% e 60%, duas entre 41% e 50%, sete entre 21% e 40% da capacidade e estas três abaixo de 20% da capacidade de retenção de água.

Sabias que na barragem do Caia já não se faziam descargas há mais de 10 anos?

Os armazenamentos na primeira quinzena de janeiro por bacia hidrográfica apresentavam-se superiores às médias de armazenamento do mês de janeiro (1990/91 a 2021/22), exceto para as bacias do Mondego, Sado, Mira, Arade, Ribeiras do Barlavento e Ribeiras do Sotavento.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

PUB