Atualidade

Abençoada chuva! Barragem do Caia em Elvas faz descargas ao fim de 10 anos

Capacidade de armazenamento já é superior a 97%, o que vai permitir realizar as primeiras descargas desde 2013
Texto

A barragem do Caia, no concelho de Elvas, atingiu praticamente a capacidade máxima de armazenamento, o que levou a que fossem efetuadas descargas, algo que não sucedia desde fevereiro de 2013, ou seja, há praticamente 10 anos.

A chuva que tem caído nas últimas semanas contribuiu para que a albufeira atingisse 97,12% da sua capacidade de armazenamento, correspondente a mais de 184,5 milhões de metros cúbicos de água, de acordo com informações da Associação de Beneficiários do Caia (ABCAIA), citadas pela Lusa.

A decisão de efetuar descargas foi comunicada pela ABCAIA às populações e, em particular, aos agricultores dos concelhos de Elvas e Campo Maior.

Barragem do Caia - AWAY
Barragem do Caia (Foto: Nuno Veiga/ Lusa)

Construída em 1963, a barragem com capacidade para armazenar 190 milhões de metros cúbicos de água abastece os concelhos de Elvas, Campo Maior, Arronches e Monforte, pertencentes ao distrito de Portalegre.

A associação explicou à Lusa que as pequenas descargas de superfície são feitas para controlar o volume da barragem, algo que era frequente antes de 2013. Depois de libertada a água, esta segue o seu trajeto pelo rio Caia, de seguida entra no curso do rio Guadiana e termina o percurso na Barragem do Alqueva.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”