Já fez LIKE no AWAY magazine?

Equipa de investigação de acidentes da Volvo comemora 50 anos

Investigação dos acidentes permite melhorar a segurança dos veículos da marca sueca

Conhecidos na Volvo Cars como os detetives internos da empresa, a equipa da Volvo Car Accident Research é responsável pela investigação de acidentes reais, de forma a melhorar a segurança dos veículos da marca sueca.

A comemorar meio século de vida, esta equipa de investigação iniciou as suas operações em 1970 e sempre que ocorre um acidente com um automóvel Volvo nos arredores de Gotemburgo, na Suécia, seja de dia ou de noite, a equipa é notificada e tenta chegar o mais rapidamente possível ao local.

PUB

No local do acidente a equipa procura a sequência de eventos de forma o mais detalhada possível tentando encontrar respostas para um conjunto variado de questões como:

- Qual a força do impacto?

- Com que rapidez os sistemas de segurança ativa atuaram?

- Como estão os passageiros?

- Como estavam as condições meteorológicas? 

- A que horas ocorreu o acidente?

- Como estavam as marcações da estrada?

Posteriormente, o trabalho continua no escritório: a equipa solicita boletins policiais, tenta entrar em contato com o condutor e, quando possível, examina o estado da viatura. A equipa tenta também entender, com o apoio dos cientistas de comportamento do Volvo Cars Safety Centre a forma como o condutor vivenciou o acidente.

Por último, são contactas as pessoas envolvidas no acidente para que estas partilhem as suas avaliações médicas, o que permite tomar nota de eventuais lesões sofridas. Estes dados são analisados por especialistas em biomecânica, em cooperação com físicos, para compreender as causas exatas das lesões.

PUB

Todos os dados recolhidos são posteriormente codificados e despersonalizados. As conclusões destas pesquisas são a seguir partilhadas com as equipas de desenvolvimento de produto da Volvo, que as utilizam no desenvolvimento e implementação de novas tecnologias em automóveis futuros.

“Todo o trabalho árduo e toda a pesquisa da Volvo Car Accident Research Team fazem com que a Volvo Cars seja capaz de assegurar que um trágico acidente de trânsito consiga trazer algo positivo – a construção de automóveis cada vez mais seguros. Ao analisar de perto e ao pormenor o que aconteceu durante cada fase de um acidente, a equipa consegue fornecer informações cruciais sobre o que pode ser melhorado”, revelou Malin Ekhol, Diretora do Head of Volvo Cars Safety Centre

Anualmente esta equipa de investigação da Volvo investiga in loco entre 30 a 50 acidentes. Nas situações em que não consegue chegar ao local a tempo, o trabalho da equipa passa, na medida do possível, mapear os acidentes com o apoio de staff da Volvo e dos serviços de emergência mais próximos do local.

PUB