Já fez LIKE no AWAY magazine?

Queres conhecer a Europa por 335 euros em 7 dias? Vê como fazer um Interrail

Comboio elétrico é uma das formas mais sustentáveis de poderes viajar por toda a Europa durante um longo período de tempo

Imagina um passe que te permite viajar confortavelmente de comboio por toda a Europa sem qualquer limite de viagens. Agora imagina que esse passe é flexível e tem um preço bem acessível. Já existe e chama-se Interrail. Vamos todos a bordo?

Se ainda não experimentaste fazer um Interrail este artigo é para ti. Se já experimentaste partilha a tua opinião nas nossas redes sociais.

PUB

O Interrail é uma experiência inesquecível que poderás fazer a sós ou acompanhado.

E inclusive podes optar apenas por viajar em comboios elétricos e ter toda uma viagem bem mais sustentável do que de avião.

No que consiste um interrail?

O Interrail é um bilhete para viagens de baixo curto disponível em 33 países europeus.

Com um preço fixo o utente pode fazer um número ilimitado de viagens durante o período que comprou o bilhete.

Tens o Interrail Global Pass que te permite marcar viagens em 4, 5 ou 7 dias no prazo de um mês, 10 ou 15 dias, no prazo de dois meses, 15 dias seguidos, 22 dias seguidos ou ainda 1, 2 ou 3 meses seguidos.

Com o Interrail One Country Pass podes viajar pelo país que escolheres durante 3, 4, 5, 6 ou 8 dias, no prazo de um mês

PUB

Tens 18 anos e resides num país do programa Erasmus+? Descobre aqui como podes viajar de borla

Quais os custos e descontos?

Abaixo dos 11 anos os jovens acompanhados pelos pais não pagam. E, até aos 27 anos ou com mais de 60 anos há acesso a tarifas especiais.

Por exemplo um passe Flexi de 7 dias de viagem com um mês de validade pode custar apenas 335 euros. Isso atualmente dificilmente daria para um bilhete low cost de avião.

Tens várias combinações e podes escolher como quiseres, as únicas limitações são os lugares de TGV ou outros comboios de lugar marcado em que tens antecipadamente de reservar o lugar.

Também pode ser flexível com determinado numero de viagens em determinado período.

PUB

Como funciona?

O bilhete pode ser comprado até 11 meses de antecedência, mas na verdade é praticamente possível marcar um interrail de um dia para o outro (há uma app ou o site da CP por exemplo).

Uma vez mais só tens de ter cuidado com comboios que exijam reserva de lugar e onde pode haver lugar a taxa adicional.

Seleciona o país ou vários que queiras visitar, escolhe a validade do teu passe, deves indicar se quer viajar em 1.ª ou 2.ª classe.

Ouve aqui o podcast AWAY sobre como fazer um Interrail

PUB

Como planear o interrail?

Primeiro deves decidir quais os países e cidades que queremos viajar. Temos de tomar decisões. Mais tempo a bordo ou mais tempo para ver a cidade?

Dica: se queres ver a cidade opta por viajar de noite e até poupas em estadias. Mas, por outro lado se queres ver as paisagens opta por horários de final do dia que normalmente terás deslumbrantes cenários à tua espera.

Quando programares a viagem deves perceber se compensa ou não pagar um extra por uma classe superior. Na Europa a maioria das linhas tem bons comboios e podes não ganhar nada de especial em pagar um extra.

Vantagens principais do Interrail

A mobilidade, o comboio não te obriga a ir sempre sentado. O conforto, podes ir ao WC quanto te apetecer ou até ir comer. Abrir a janela, apanhar ar, fazer fotos e ver as paisagens. Sim, incomparável com a foto através da janelinha do avião..

PUB

A flexibilidade, podes ver vários países numa única jornada e poderás conhecer imensas pessoas novas.

Desvantagens do Interrail

Apesar de poderes planear em antecedência a verdade é que não sabes se de repente chegas a um determinado país e há greve nos comboios. Mas isso pode igualmente ocorrer quando viajas de avião.

Toma bem nota das alternativas e antes de viajares tenta consultar e ter bem à mão os links dos sites dos operadores ferroviários de cada destino para estares melhor informado se existirem greves.

PUB