Já fez LIKE no AWAY magazine?

Stellantis está a testar novo sistema de notificações de segurança para o condutor

Através do sistema Uconnect, será possível receber notificações de perigos na área em que se encontra, enviados por outros modelos

A ideia não é inteiramente nova, mas a Stellantis é mais um dos grandes grupos de construtores automovéis que se encontra a desenvolver uma solução que permite a comunicação entre veículos e o ambiente que os rodeia, sendo possível informar os condutores que se estão a dirigir para uma situação que possa ser evitada, ainda a tempo de poderem escolher uma rota alternativa.

Com a ajuda dos sistemas MEC (Multi-Access Edge Computing - ver vídeo abaixo) e de Safety Cloud (segurança na rede), o Grupo Stellantis está a estudar a utilização de um sistema de notificações, usando as vantagens da velocidade de transferência de dados 5G.

PUB

Vê aqui no vídeo abaixo o que é um sistema MEC

PUB

O sistema da Stellantis

Através dos sensores e camaras existentes nos veículos de hoje, pode ser recolhida uma enorme quantidade de dados relacionada com a quantidade de tráfego existente, a velocidade média ou mesmo coisas mais específicas como um acidente, a presença de peões e outros perigos. Toda essa informação será analisada e enviada de imediato para os veículos que se aproximem desse ponto, a tempo de poderem escolher uma nova rota se assim o desejarem.

O teste inicial deste sistema vai-se realizar no centro de testes da Universidade do Michigan, sendo que numa segunda fase poderá passar para a área de Detroit, com a ajuda do departamento de transportes do Michigan.

Os modelos usados no teste serão dois Jeep Wrangler 4xe Plug-In Hybrid, equipados com o sistema Uconnect. O objetivo é lançar este sistema nos modelos de produção ao longo da próxima década, abrindo a possibilidade de qualquer modelo equipado com o Uconnect poder passar a receber as mais variadas notificações sobre alertas que poderão influenciar a sua deslocação, ainda antes de um contacto direto com os mesmos.

PUB