Reduzir a emissão de CO2 em ambiente aeroportuário, através da substituição de autocarros e demais veículos equipados com motor de combustão por outros alimentados a células de combustível de hidrogénio, é o objetivo do projeto que vão avaliar em conjunto a ANA – VINCI Airports, a Galp, a CaetanoBus e a Mitsui.
A decisão sobre avançar ou não para a implementação do projeto deverá ser tomada antes do fim do ano. Até lá, as quatro entidades envolvidas vão avaliar a localização mais apropriada e diferentes aspetos da operação aeroportuária. Entre estes, conta-se o tipo e número de veículos a considerar, assim como a estratégia de produção e distribuição de hidrogénio.
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O estudo preliminar a ser realizado em conjunto pela gestora de aeroportos, a energética, a fabricante de autocarros e a empresa de comércio e investimento vai abordar também questões como fornecedores de equipamentos, velocidade de substituição da frota, requisitos regulamentares e modelo de negócio mais viável.
O estudo será avaliado de forma autónoma por cada um dos parceiros, de acordo com os eixos do projeto que melhor se enquadram nas suas áreas de negócio e estratégias de descarbonização.
Em comunicado, ANA – VINCI Airports, Galp, CaetanoBus e Mitsui salientam que a possível adoção de hidrogénio verde para alimentar os veículos dedicados à exploração aeroportuária resulta dos compromissos de cada uma de desenvolver soluções que possam acelerar a transição para um sistema energético sustentável.
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