Já fez LIKE no AWAY magazine?

Em nome do ambiente, alunos de Nelas plantam 105 árvores na região do Dão

Iniciativa decorreu na quinta onde são produzidos vinhos Caminhos Cruzados e pretende sensibilizar para importância das matas

Duas turmas de alunos do 2.º ano do Centro Escolar de Nelas, distrito de Viseu, foram convidadas a criar uma minifloresta na Quinta da Teixuga, propriedade da empresa vitivinícola Caminhos Cruzados.

A iniciativa pretende sensibilizar todos para a importância da regeneração, preservação e valorização das matas e decorreu no Dia Mundial da Árvore, 21 de março. Está inserida no compromisso do produtor beirão para com um novo programa agroecológico na defesa do meio ambiente.

PUB

Com bagas e frutos de muitas cores, que fornecem alimento à avifauna ao longo de praticamente todo o ano, a minifloresta de 105 árvores é um bosque misto ibérico com 10 espécies diferentes da região.

A sua criação segue-se a outras iniciativas levadas a cabo pela Caminhos Cruzados em anos anteriores, nomeadamente ao nível da vinha e dos espaços florestais, no sentido da redução ou eliminação do uso de herbicidas e fitofármacos.

A empresa que se dedica à produção de vinhos do Dão tem apostado em métodos que melhor protegem os recursos naturais (água, solo e biodiversidade) e em novas soluções de embalamento.

PUB

A política de sustentabilidade da Caminhos Cruzados compreende também o processo de restauração das matas e espaços florestais para promover o desenvolvimento de medronhais e carvalhais, espécies que representem habitats importantes para o ecossistema da região do Dão, onde a empresa está sediada.

Adicionalmente, a empresa promove a economia circular através da produção de composto de adubos naturais a partir dos restos das podas da vinha e da floresta. Esta ação, que ocorre com o auxílio do microbioma rico dos solos e da manta morta florestal, é “fundamental na regeneração dos solos e resiliência climática e ecológica da vinha, ao mesmo tempo que permite melhorar o terroir dos nossos vinhos”, sublinha Lígia Santos, diretora-geral da Caminhos Cruzados.

(Fotos: divulgação e S. Clarke/Unsplash)

PUB