Já fez LIKE no AWAY magazine?

Michelin dá exemplos de transformação sustentável de zonas industriais na COP26

Fabricante de pneus falou do Michelin Scotland Innovation Parc, em Dundee, que era uma unidade de produção e agora é um centro para empresas sustentáveis

O diretor executivo da Michelin, Florent Menegaux, marcou presença na Cimeira do Clima COP26, que recentemente teve lugar em Glasgow, na Escócia, para falar de como as empresas e as entidades oficiais podem trabalhar em conjunto na transformação sustentável de zonas industriais.

Florent Menegaux abordou o exemplo da antiga fábrica de pneus de pequenas dimensões que a empresa tinha em Dundee, também naquele país britânico, e que agora é o Michelin Scotland Innovation Parc (MSIP), um centro para empresas que trabalham em setores sustentáveis, incluindo o transporte e a mobilidade com baixo teor de carbono.

PUB

No evento “Transforming Industrial Sites to a Net Zero Future” integrado na COP26, o diretor executivo salientou que a conversão dos 32 hectares da fábrica de Baldovie foi uma decisão difícil para a Michelin, mas que a criação do MSIP, em parceria com o Governo escocês e com a Câmara Municipal de Dundee, representa uma referência mundial para enfrentar a transformação da indústria e da mobilidade.

Temos algo que eu espero que se torne uma referência para uma transformação sustentável das áreas industriais em todo o mundo. Criámos uma organização dedicada a atrair novos tipos de indústrias e é nosso objetivo criar empregos duradouros na mesma área”, sublinhou Florent Menegaux.

Florent Menegaux, diretor executivo Michelin

PUB

Como parte da sua visita à Escócia, o executivo viajou até ao local do MSIP para ver como o seu desenvolvimento está a ajudar a restaurar a dinâmica económica da região, com enfoque num futuro mais verde.

Agora, a Michelin pretende também converter a antiga fábrica de pneus em Bamberg, na Alemanha, num parque de inovação Clean-Tech que possa oferecer empregos de alta qualidade que contribuam ativamente para o ambiente.

Ainda no âmbito da COP26, outros representantes da Michelin participaram numa mesa redonda na qual foram debatidas e analisadas oportunidades e casos de estudo sobre a transformação de locais urbanos e industriais de toda a Europa.

(Fotos: captura e divulgação)

PUB